A realização do 2º Encontros de Coros em julho, organizada pelo Coro Juvenil do Moinho/UCS, ainda reverbera.

Na ocasião, o grupo caxiense se encontrou virtualmente com o Coro de Câmara e o Coro Juvenil, do Movimento Coral Feevale, e Upa! Jovem, quando gravaram Barbamedley, um arranjo com citações de três canções do repertório do grupo Barbatuques, do músico Fernando Barba. Esse material ganha agora uma versão em videoclipe, numa homenagem ao músico que morreu em fevereiro deste ano. O lançamento deste material inédito é neste sábado. Ao mesmo tempo, o COJmo volta a apresentar o espetáculo “Contrapontos”, quarta e quinta-feira (15 e 16) na Sala Valentim Lazzarotto.

“Barbamedley”, que tem trechos das músicas “Baião Destemperado”, “Baianá” e “Você Chegou”, tem arranjo assinado pelos regentes Cristiane Ferronato e Federico Trindade para o 2º Encontro de Coros do COJmo, que ocorreu em julho. As músicas dos arranjos interam três discos do grupo Barbatuques, “O Corpo do Som”, “O Segundo é Este” e “Ayú”. Trata-se de uma reverência à obra do músico e educador Fernando Barba, que morreu em fevereiro deste ano, e seu grupo Barbatuques, referênci a e vanguarda na criação de música coral com inovações sonoras e conceituais. O vídeo, que será lançado nas redes sociais do coro, tem direção de Lauren Fogaça.

Já “Contrapontos”, produção de 2017 do COJmo, segue pulsante e atual. Concebido pela regente Cristiane Ferronato, o espetáculo tem arranjos do músico, professor e compositor paulista Teco Galati. Circulando por diferentes palcos desde a sua estreia, “Contrapontos” tem no repertório músicas como “Oração ao Tempo”, de Caetano Veloso, “Não Recomendado”, de Caio Prado, “Triste, Louca ou Má”, do grupo Francisco, El Hombre, “Tô”, de Tom Zé e Elton Medeiros, “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, além de Fatou Yo, do tradicional cancioneiro senegalês.

As duas ações artísticas integram o projeto Movimentos Cojmicos 2020, que tem o financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.

Serviço:
O que: Lançamento do videoclipe “Barbamedley”
Quando: sábado, dia 11 de dezembro.
Onde: redes sociais do Coro Juvenil do Moinho/UCS

O que: Espetáculo “Contrapontos”
Quando: dias 15 e 16 de dezembro, às 20h30min
Onde: Sala Valentim Lazzarotto do Centro de Municipal de Cultura Henrique Ordovás Filho em Caxias do Sul
Quanto: Antecipados com cantorxs ou no Centro Ordovás
É necessário o uso de máscara e a apresentação de comprovante de vacinação contra COVID 19 para entrar no teatro.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação / Fabio Schmidt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here