O coral suíço Knabenkantorei Basel (Meninos Cantores da Basileia), com 62 meninos cantores, fará sua estreia em Porto Alegre na próxima sexta-feira, dia 05 de abril, às 20h, com uma apresentação gratuita no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre. Sob regência do maestro Oliver Rudin, o grupo formado por jovens garotos de 9 a 26 anos, da cidade da Basileia, interpretará peças renascentistas à capela e grandes oratórios românticos, além de músicas folclóricas e populares.
No repertório estão confirmadas obras de Johann Sebastian Bach, Veljo Tormis, Till Löffler, Johann Immanuel Müller, Julian Schmidlin, Claudin de Sermisy e Allah Rakha Rahman, além de uma performance especial de Três Cantos Nativos dos Índios Kraó, com arranjo de Marcos Leite. Os ingressos foram disponibilizados sem custo na plataforma Sympla e já estão esgotados.
O espetáculo faz parte da turnê sul-americana do grupo, Colores del Mundo, que também tem apresentações confirmadas em São Paulo, Paraná e Santa Catarina antes de chegar ao Uruguai e à Argentina. A passagem pelo Brasil está sendo organizada com assessoria do maestro José Alberto Corulli, de Botucatu; e, na capital gaúcha, foi acolhida pelo Centro Cultural 25 de Julho, por indicação do maestro parceiro Marcio Buzatto.
O Knabenkantorei Basel – Coral de Meninos Cantores da Basileia na tradução para o Português -, também conhecido como KKB, é uma renomada instituição fundada em 1927, originalmente como Meninos Cantores da Igreja Evangélica Reformada do Estado da Basileia, até tornar-se uma entidade independente e não denominacional.
O grupo costuma realizar diversos concertos pela sua região – entre os destaques recentes estão apresentações da obra Messias, de Händel; e Chichester Psalms, de Leonard Bernstein; a produção musical Theater im Münster, para o aniversário de mil anos da Catedral da Basileia, Stabat Mater de Dvorák; o oratório Weissagung und Erfüllung, do compositor suíço Hans Huber, a Grande Missa em Dó Menor, de Mozart; e o Réquiem, de Fauré.
Como embaixadores musicais da Suíça e da cultural cidade da Basileia, o KKB faz turnês ao redor do globo que os levaram recentemente a Ucrânia, Roma, Canadá, Estônia, República Tcheca, Eslováquia, Noruega, Bielorrússia, Berlim, Inglaterra, Eslovênia, Áustria, Itália, Lituânia, Suécia e Finlândia. Além disso, os solistas frequentemente participam de óperas e concertos, em papéis como os três meninos-guias na ópera A Flauta Mágica, de Mozart, nacional e internacionalmente.
Na primavera de 2022, os adultos do KKB ganharam o prêmio de “Melhor Coral Jovem” e “Melhor Performance” no Cornwall International Choral Festival, enquanto os meninos menores participavam na celebrada representação teatral da Paixão Segundo São Mateus, de Bach, no Teatro da Basileia. No outono de 2023, os integrantes mais velhos do KKB foram premiados como Campeões Europeus na categoria “Música Sacra com Acompanhamento”, no European Choir Games (ECG) em Norrköping, Suécia, e ganharam o Grand Prix of Nations na mesma categoria. Enquanto isso, os meninos menores cantaram o War Requiem, de Benjamin Britten, no Stadtcasino Basel, no Tonhalle de Zurique e em Lüneburg, na Alemanha.
O KKB é também membro fundador do Festival Europeu de Coros Juvenis, em sua cidade, e se apresenta regularmente com conhecidas orquestras locais, tais como a Sinfonieorchester Basel e a Kammerorchester Basel. Frequentemente, aceita convites para participar de prestigiados festivais musicais nacionais e internacionais. No Festival de Lucerna, Suíça, se apresentou com a Orquestra de Cleveland, Ohio, regida por Franz Welser-Möst e com a Orquestra Filarmônica de Oslo, Noruega, regida por Mariss Jansons, e em Luxemburgo, com a Orquestra Sinfônica de São Francisco, Califórnia, regida por Michael Tilson Thomas.
Desde 2017, o coral está sob a direção artística de Oliver Rudin, o qual também passou pela formação do KKB e cantou no Coro de Concerto durante mais de uma década. O compromisso com a excelência vai além do palco, já que há uma forte ênfase em nutrir uma educação musical holística, promovendo a disciplina, o trabalho em equipe e uma profunda apreciação artística entre seus membros.
SERVIÇO
Knabenkantorei Basel (Meninos Cantores da Basileia) – Com regência de Oliver Rudin – Turnê Colores Del Mundo
Dia 5 de abril, sexta-feira, às 20h.
Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre.
Ingressos gratuitos já estão esgotados.