O Grupo de Danças Folclóricas Italianas Stella D’Itália participará no dia 06 de julho, do Primeiro Encontro de Grupos Folclóricos Vênetos (Primo Raduno Internazionale dei Gruppi Folcloristici Veneti), que será realizado na cidade de Pinhalzinho – SC. Este é o primeiro evento do gênero a realizar-se fora da Itália, e contará com a presença de dois grupos folclóricos provenientes da região do Vêneto, o Gruppo Folcloristico I Posagnòt, da cidade de Possagno e o Gruppo Folcloristico I Mercanti Dogali da cidade de Montebelluna.

O evento conta com o envolvimento de mais de 15 grupos folclóricos italianos, de diversos estados, e surgiu de um intercâmbio de brasileiros na Itália, onde obtiveram o reconhecimento do encontro, que será bienal, um ano ocorrendo no Brasil e outro na Itália. A promoção é da Associazione Bellunesi Nel Mondo – Famiglia di Pinhalzinho, da Federazione Folk La Serenissima e da Prefeitura Municipal de Pinhalzinho.

O Grupo Stella está em atividade desde 1993, por iniciativa da professora Nádia Simonaggio Ferret. O grupo se apresenta em diversos eventos da cultura italiana. De acordo com a coordenadora do grupo, Jussara Schwarz Rasador, este encontro é o ápice da história do grupo, pelo contato com outros participantes e principalmente, pela troca de experiências com os italianos, que carregam a essência da tradição. “O grupo tem se preparado bastante para representar o município neste evento ímpar, de vivências e muito aprendizado para o grupo”, ressalta.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here