Dialogar a respeito da permanência de Caxias do Sul na Região Turística (RT) Hortênsias foi o objetivo da reunião entre integrantes da diretoria do Conselho Regional de Turismo das Hortênsias (Contur Hortênsias) e representantes da Secretaria Municipal de Turismo de Caxias do Sul, na tarde de sexta-feira (27), em Nova Petrópolis.

O encontro foi convocado pelo Contur tendo em vista a revisão do Mapa do Turismo Brasileiro, que deverá será realizada ainda no segundo semestre de 2021. Anteriormente pertencente à RT Uva e Vinho, Caxias do Sul passou a integrar a RT Hortênsias em agosto de 2019.

“Promovemos a reunião com o intuito de apresentar os diferentes pontos de vista ligados a essa questão, a fim de contribuir com um processo muito dialogado e colaborativo na decisão final, que será alinhada entre os prefeitos, subsidiados pelas nossas contribuições”, afirma o presidente do Contur Hortênsias, Daniel José Hillebrand.

Ele acrescenta que o encontro foi fundamental para criar um ambiente amistoso entre as partes. “Fazer parte de uma região ou outra é importante, mas as relações, independentemente da região das quais os municípios fazem parte, são soberanas, até porque, no final das contas, somos todos a grande região da Serra Gaúcha. O Contur Hortênsias, recém recriado, precisa protagonizar esse tipo de conversa. É uma forma de já tangibilizar seu propósito de contribuir com a visão regional do turismo”, salienta Hillebrand.

“Não é uma decisão que tomaremos sozinhos. Vamos discutir com as entidades caxienses, no bom diálogo. Esta primeira reunião foi com o simples objetivo de conversar, ouvir, dizer o que Caxias tem de potencialidades”, afirma o secretário de Turismo de Caxias do Sul, acrescentando que, na próxima semana vai participar de encontro semelhante com representantes da RT Uva e Vinho. Posteriormente, será feito um debate com as entidades do turismo caxiense, além dos poderes Executivo e Legislativo, para chegar à definição final.

O Contur Hortênsias
Formado por representantes dos municípios de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula, o Conselho Regional de Turismo das Hortênsias tem como propósito fortalecer o turismo em uma visão regional das Hortênsias. Entre as principais finalidades estatutárias estão promover a elaboração do plano integrado para o desenvolvimento sustentável do turismo, identificar as demandas e captar oportunidades de qualificação de mão de obra ligada à atividade turística, promovendo a profissionalização do turismo, envolver a iniciativa privada no trabalho da entidade e elaborar e divulgar, em conjunto aos participantes, o calendário de eventos de interesse turístico municipal e regional.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here