Imagem: Conjunto Descendo a Serra/Foto Luciana Corso Galiotto

A música brasileira, em especial o chorinho, ganha destaque na edição de julho da série Concertos Ao Entardecer 30 anos com a participação do grupo Descendo a Serra no concerto deste domingo, dia 30 de julho, às 18h, na sede social do Recreio da Juventude, em Caxias do Sul.

O projeto é uma realização do Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC em parceria com o Setor Cultural da Universidade de Caxias do Sul e o Museu Municipal de Caxias do Sul. A entrada é franca, com a sugestão de doação de livros ou alimentos não-perecíveis.

Formado em 2018, com integrantes de Caxias do Sul e Farroupilha, o conjunto Descendo a Serra busca fomentar a cultura do choro, este que é considerado o primeiro gênero musical urbano do Brasil. Integram o grupo os músicos João Seben (bandolim), Ezequiel Duarte (violão de sete cordas) e Felipe de Moraes (cavaquinho).

Nesta apresentação eles contam com a participação da instrumentista Miraci Jardim na percussão. O Descendo a Serra tem um trabalho autoral que, em 2020, foi registrado num primeiro EP com cinco faixas. Já em 2022, o conjunto iniciou as gravações de seu segundo EP, que será lançado em breve.

O grupo acredita que, embora o choro seja um gênero importante na fundação da música popular brasileira, não se trata de uma cultura estagnada, mas sim atual e em movimento e tem uma produção de repertório com novas características e novas influencias. Para este show, o Descendo a Serra preparou um repertório que traz um pouco desta referência do Choro Novo, que vem de compositores como Radamés Gnattali, Cristovão Bastos, Maurício Carrilho, Paulinho da Viola, Eduardo Neves, Rogério Caetano, Luis Barcelos e João Seben.

O Concertos ao Entardecer surgiu há 30 anos, em 1993, pelo Museu Municipal da Prefeitura e pela Sociedade de Cultura Musical –SCM, hoje o Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura –LionsEduC, em parceria com o setor cultural da Universidade de Caxias do Sul e o Museu Municipal de Caxias do Sul. O intuito é levar música de boa qualidade a espaços simbólicos e tombados pelo poder público, de memória da cidade, buscando promover a ocupação desses lugares e reforçando sua permanência na memória cultural de Caxias do Sul e região.

Serviço
O que: Concertos ao Entardecer com o Conjunto Descendo a Serra
Quando: Domingo, 30 de julho, às 18h
Onde: Sede social do Recreio da Juventude
Quanto: Entrada Franca, com a sugestão de doação de livros ou alimentos não-perecíveis

Repertório:
SARAU PARA RADAMÉS (Paulinho da Viola)
UM CHORO PRO WALDIR (Cristovão Bastos e Paulinho da Viola)
OUTONAL (Cristovão Bastos)
UM CHORINHO EM COCHABAMBA (Eduardo Neves e Rogério Caetano)
BAIXARIA NA LAPA (Maurício Carrilho)
PIAZZOLLA NO CHORO (Silvério Pontes e Marcelo Caldi)
MELANCOLIA (Bailarinas da Solidão – Luis Barcelos e Délcio Carvalho)
PAPO DE ANJO (Radamés Gnattali)
CONTEMPORÂNEO (João Seben)
DAMAS GRÁTIS (Eduardo Neves)