Foto: Divulgação

Devido aos inúmeros problemas causados pela pandemia que ainda estamos enfrentando, e por outras diversas situações que com o tempo se acumulam, o corpo e a mente das pessoas precisam cada vez mais de atenção e cuidado para evitar que problemas como a depressão e o stress se tornem cada vez mais comuns.

Uma das alternativas quando falamos em buscar tratamentos que não usem remédios e que fossem possíveis de serem realizados a distância sem que se haja uma perda de eficácia é o Reiki, uma técnica energética japonesa bem antiga que pode ser feita tanto presencial como a distância e com reconhecimento científico.

Em conversa com a terapeuta holística Bibiana Souza ela esclareceu os benefícios que a terapia Reiki podem trazer para o paciente que está com depressão ou acúmulo de estresse.

“Essa técnica qualquer pessoa pode receber, criança, adulto, idoso, com depressão, ansiedade, pânico ou até sem nenhuma doença”, mas ela também ressalta. “A técnica não promete curar os casos de depressão, ela é terapêutica”, explica ela

O tratamento com o Reiki é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como realmente efetivo e benéfico e podem também ser encontrados no SUS e hospitais que trabalham com essa técnica.

“Não é um tratamento psiquiátrico por exemplo que dependendo o grau da depressão o médico poderá receitar medicações, essa terapia é um complemento do tratamento convencional da depressão”.

Para melhor compreensão ela explica como é o processo de uma sessão desse tratamento.

“Eu inicio a sessão de Reiki com um chá natural para o corpo e a mente já irem se acalmando da correria do dia a dia. Nesse primeiro momento também conversamos sobre as expectativas da pessoa em relação a sessão, uma parte voltada para a terapia falada. Depois a pessoa deita na maca e eu faço uma meditação guiada para ela realmente se entregar de coração para o processo. A energia é aplicada através da imposição das mãos, então eu faço símbolos e gestos do Reiki que trabalham a energia do corpo físico e espiritual da pessoa ali deitada, não encosto na pessoa, as mãos ficam a uma certa distância.” ressaltou.

Essa é apenas uma das várias técnicas que podem ser usadas para que problemas como a depressão e o stress do dia a dia possam ser combatidos.

Bibiana conta que sempre acreditou que o ser humano é mais do que apenas o corpo físico, mas que existe uma realidade além desta que vivemos. Após dar aulas de Filosofia no Ensino Médio, por estar sempre em contato com este campo de visão cheio de questionamentos, viu então a oportunidade de ingressar na área holística.

Uma de suas necessidades era fazer com que o sofrimento, tanto do corpo como da alma, que inevitavelmente acompanham as pessoas durante a vida, fosse controlado tentando sempre deixar a mente mais tranquila.

No campo de atuação holística, a cura da alma na busca da paz interior também pode ser alcançada, esta que pode ser alcançada com sessões de Reiki também. Relacionamentos com mais leveza, ter gratidão pelas pessoas e sempre estar prontos para a felicidade são coisas que sessões de Reiki podem oferecer.

Dentre todos os benefícios que a terapia pode trazer aos seus usuários, de acordo com as técnicas, elas englobam um grande objetivo principal. Proporcionar bem-estar, aliviar tensões e ressignificar padrões de pensamentos e ações que não são benéficas para o indivíduo em questão.

A vida, o dia a dia, a correria, o trabalho, a dificuldade de se relacionar, as questões com pai, mãe, dificuldade financeira, seja lá qual for o seu problema, ele pode ser trabalhado durante as sessões terapêuticas para entender por que você vive do jeito que vive, o que rege as suas escolhas e caso seja do interesse da pessoa, é possível modificar esses padrões de comportamentos que não fazem bem e entristecem a alma.

Através do autoconhecimento adquirido com a terapia holística melhoramos a forma de nos relacionar amorosamente, com nossos familiares, aprendemos a potencializar nossas qualidades, abraçamos nossos defeitos, aproveitamos o momento presente e ainda nos mantemos protegidos espiritualmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here