O isolamento social imposto pela propagação do novo coronavírus fez disparar no Brasil o número de instalações e visitas de aplicativos de fitness, e-commerce, finanças, streaming e delivery.

Ao todo foram 9 milhões de downloads nestas cinco categorias apenas no mês de março de 2020, somando a App Store e a Play Store, de acordo com pesquisa da Inteligência Mobile do RankMyAPP, empresa de inteligência de marketing e aquisição para apps.

Este número representa um crescimento de 23% em relação a fevereiro e o melhor resultado dos últimos cinco meses. Foram, em média, mais de 32 milhões de visualizações em março (24% a mais que no mês anterior).

De acordo com a empresa de inteligência, o número de conversões (aproveitamento de visualizações em downloads) foi maior na App Store em janeiro e fevereiro. Em março, Play Store e App Store tiveram desempenhos equivalentes.

“O mercado de app marketing é bastante sensível a sazonalidades. Assim, muitos dos nossos clientes se preparam antecipadamente para períodos específicos do ano, quando há impacto positivo ou negativo em seus apps. Contudo, devido ao cenário atual cheio de incertezas, podemos constatar que o mercado, apesar de volátil, está se adaptando às constantes mudanças e criando novas oportunidades de crescimento”, diz Leandro Scalise, CEO do RankMyApp.

Entre as cinco principais categorias de aplicativos no Brasil, os de streaming tiveram o maior crescimento no primeiro trimestre de 2020. A seguir, o desempenho no trimestre de cada vertical analisada:

Delivery
Após dois meses de queda (-5% em janeiro e -9% em fevereiro), os aplicativos de delivery tiveram em março um salto no número de downloads, crescendo de 30%.

E-commerce
No primeiro trimestre, foi em março que esses aplicativos tiveram melhor desempenho, com crescimento de 11% no número de downloads. Em janeiro, a categoria cresceu 8% em relação a dezembro, e, em fevereiro, teve queda de 13% no número de downloads.

Finanças
Os apps de finanças tiveram apenas 1% de crescimento em março, no comparativo com o mês anterior. O melhor resultado em instalações este ano continua sendo janeiro: aumento de 41%.

Fitness
Em março, tiveram aumento de 66% de downloads em comparação a fevereiro. Apesar do bom desempenho no mês passado, os aplicativos de fitness não superaram o resultado de janeiro (aumento de 77% em comparação a dezembro de 2019).

Streaming
Os apps de streaming tiveram em março o maior crescimento do trimestre: foram 75% de downloads a mais que no mês anterior. Em fevereiro, houve redução de 1% em comparação a janeiro, que já teve queda de 40% em relação ao mês anterior.

Fonte: R7 / Foto: Reprodução Internet