Durante dois meses, o Concurso de Poesia promovido pela Biblioteca Pública Castro Alves movimentou todos os estados do Brasil. Ao todo, foram 765 inscrições nas categorias Adulta (671), Juvenil (87) e Infantil (7). E o estado que mais participou foi o de Santa Catarina com 139. Logo após vem São Paulo com 101 inscritos e o Rio Grande do Sul com 91.

Cada autor inscreveu um poema inédito, entendido como nunca premiado em concursos anteriores e não publicados em livros físicos ou eletrônicos até a data de encerramento das inscrições. No dia 31 de maio, foi postada a homologação. Confira por meio deste link: https://drive.google.com/drive/folders/1fMMsqDXmYl8G9_lCXiRrgPIXRGumsG4C?usp=sharing

O período de recurso quanto à não homologação é até 2 de junho, sendo o resultado final das inscrições homologadas no dia 4 de junho. Assim, os não homologados tem até o dia 02/06 pra refazer a submissão através do link: https://forms.gle/jeowKWgGcpp16wd39

Após, inicia o período de avaliações das poesias que ocorre de 4 a 20 de maio que será realizada por meio de uma Comissão Julgadora. Esta é composta por membros das áreas literárias e culturais, com autonomia nas avaliações, sendo esta realizada por pares cegos. A divulgação preliminar ocorre no dia 21 de junho.

Serão selecionados 3 autores vencedores em cada categoria, totalizando 9 autores, que receberão como premiação: um pack de livros a serem selecionados pela Biblioteca Pública Castro Alves, que serão enviados via correio para o endereço informado no ato da inscrição; 3 meses de acesso gratuito à Biblioteca Digital, através da Árvore de Livros, que possui mais de 30 mil livros em formato digital; Certificado de honra ao mérito; e publicação dos textos em livro digital no formato e-book.

Além destes, serão selecionados outros 7 (sete) autores em cada categoria, a título de menção honrosa, que receberão como premiação: um mês de acesso gratuito à Biblioteca Digital, através da Árvore de Livros, que possui mais de 30 mil livros em formato digital; certificado de honra ao mérito; e publicação dos textos em livro digital no formato e-book. O livro digital será disponibilizado gratuitamente no site da Prefeitura de Bento Gonçalves e nos canais de Cultura do município no dia 31 de agosto, além de ser enviado por e-mail aos premiados.

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta que “o Concurso de Poesia conseguiu alcançar um prestígio maior do que se imaginava. Todos os estados do Brasil estão participando e isso reflete a importância de incentivar e promover a produção literária. Mesmo estando num período tão delicado por causa da pandemia, nota-se a necessidade do ser humano de se expressar, de estar próximo das Artes”.

Para acompanhar o cronograma de prazos acesso o Edital: https://drive.google.com/file/d/1Cw-UyHB1pUCoV5VbW2CUkXhE-hRbDPrp/view

Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here