Imagem: Pianista Bento Martins e Tenor Alexandre Borges/Crédito Felipe Soares

A temporada de 2023 dos Concertos ao Entardecer 30 Anos prossegue no próximo domingo (28), às 18h, na sede social do Recreio da Juventude, em Caxias do Sul, com um Recital de Canto e Piano com o tenor Alexandre Borges e o pianista Bento Martins. O projeto é uma realização do Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC em parceria com o Setor Cultural da Universidade de Caxias do Sul e o Museu Municipal de Caxias do Sul.

Intercalando solos e duos, o tenor Alexandre Borges e o pianista Bento Martins vão apresentar um repertório que une trechos de composições clássicas como “Sancta Maria” (Intermezzo da “Cavallleria Rusticana, de Pietro Mascagni), e “As Quatro Estações – Inverno”, ( Vivaldi) a trilha de cinema (“Cinema Paradiso”), incluindo também música brasileira como “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, e o clássico de Carlos Gardel “Por Una Cabeça” (repertório completo abaixo).

Alexandre Borges tem uma vasta experiência na música de concerto, tendo participado de diversas formações em todo o Rio Grande do Sul. Em 2015 participou da programação da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, em diversas apresentações natalinas na região. Também participa de espetáculos no Natal Luz, de Gramado, além de manter uma carreira em paralelo com trabalho autoral. Já lançou o CD “Canto Della Nostra Terra”, com canções clássicas inspiradas na colonização italiana, além dos CDs “Per Sempre” e “Melodrama”.   Em suas apresentações, passeia pelo clássico, popular e erudito, interpretando músicas em Português, Inglês, Espanhol, Italiano e Latin.

O pianista Bento Osvaldo Bressiani Martins iniciou sua trajetória musical aos doze anos de idade seguindo carreira pelo Estado apresentando-se acompanhando corais e também como solista. Com um extenso currículo como multi-instrumentista, em 2021 foi laureado pelo Prêmio Trajetórias Culturais M.ª Sirley Amaro, criado pela Secretaria da Cultura do RS, em reconhecimento à sua contribuição na história da música regional. Sonoridade e sinergia são palavras que traduzem sua assinatura musical tanto como  pianista solo quanto em acompanhamento de outros  intérpretes.

O Concertos ao Entardecer surgiu há 30 anos, em 1993, pelo Museu Municipal da Prefeitura e pela Sociedade de Cultura Musical –SCM, hoje o Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura –LionsEduC, em parceria com o setor cultural da Universidade de Caxias do Sul e o Museu Municipal de Caxias do Sul. O intuito é levar música de boa qualidade a espaços simbólicos e tombados pelo poder público, de memória da cidade, buscando promover a ocupação desses lugares e reforçando sua permanência na memória cultural de Caxias do Sul e região.

O Projeto Concertos ao Entardecer 30 anos é uma realização do Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC em parceria com o Setor Cultural da Universidade de Caxias do Sul e o Museu Municipal de Caxias do Sul com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Apoio Cultural Randoncorp e Produção Cultural de Flor Nieto e equipe da Lynch Gestão Cultural.

Serviço
O que: Concertos ao Entardecer com recital de Canto e Piano com o tenor Alexandre Borges e o pianista Bento Martins
Quando: Domingo, 28 de maio, às 18h
Onde: Sede social do Recreio da Juventude
Quanto: Entrada Franca, com a sugestão de doação de livros ou alimentos não-perecíveis

Recital de Canto e Piano – Alexandre Borges e Bento Martins – Repertório

The Prayer ( A oração)
Sancta Maria (Intermezzo Cavalleria Rusticana)
As Quatro Estações Inverno – Vivaldi (Piano solo)
Nessun Dorma
Cinema Paradiso
Until The Last Moment ( Até o último Momento) – Yanni (Piano solo)
Nelle teu Mani
You Raise Me Up
Valsa N.2 – Shostakovich (Piano solo)
Por Una cabeça
Aquarela do Brasil
Aleluia (português)