A comunidade de São José da Linha Feijó, recebe o projeto Forqueta Cultural do mês de julho. As atividades serão no próximo domingo, dia 7 de julho, a partir das 15h, no salão comunitário da localidade. Música, dança e gastronomia farta, como manda a tradição dos filós comunitários, estão na programação que é gratuita e aberta ao público.
Para participar, basta chegar e trazer alguma comida ou bebida para ser compartilhada, tornando a gastronomia farta uma das marcas desses encontros que fazem parte da tradição herdada da imigração italiana. O Forqueta Cultural conta com a animação do Grupo de Filó Felice Personne, com participação especial do Grupo Náni, que também cultiva referências da cultura “gringa” da Serra Gaúcha com muito humor e brincadeiras. A série de encontros nas capelas do bairro Forqueta tem como slogan “A Magia dos Filós”. A realização é do Ponto de Cultura Costurando Sonhos e Varsóvia Educação e Cultura.
Nesta quinta edição, tornando-se já uma tradição entre as comunidades do bairro Forqueta, o projeto Forqueta Cultural é festejado pelo público que já se tornou fã de carteirinha desta atividade cultural. Os encontros são marcados pela alegria, confraternização e a fartura à mesa. O público relembra a memória de antepassados e as tradições culturais do legado italiano.
A proposta do projeto focado nos filós comunitários é contribuir com o resgate histórico-cultural de um dos bairros mais importantes de Caxias do Sul, com a democratização e descentralização de acesso à cultura e com a ocupação de espaços da comunidade para a prática da convivência social através da arte e da valorização do patrimônio cultural.
O projeto conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul.