Na hora que servimos um pudim, um quindim ou uma torta de laranja, vem sempre a pergunta: Será que ficou com cheiro forte dos ovos? Muitos de nós não gostamos desse odor na hora de saborear a comida, e é normal. O olfato faz parte da degustação dos alimentos. Se já passou por esses apuros, segue aqui 6 dicas para evitar esse pequeno transtorno. São truques fáceis porém valiosos.

1. Escolha dos ovos
Escolha ovos frescos. O cheiro será menos forte. Verifique sempre a data da embalagem. Caso já tenha jogado a caixa fora, faça o teste para verificar o frescor : é só colocar o ovo num recipiente com água. Se ficar no fundo, está fresco, se levantar um pouco, não está tão novo mas pode ser consumido. Só evite e jogue fora se o ovo boiar, pois isso indica que está podre.

2. Pele da Gema
Talvez seja a dica mais conhecida: retirar a membrana da gema. Basta peneirar a gema e descartar a membrana.

3. Ovos Caipiras
Mesmo sendo mais ricos em nutrientes, o cheiro dos ovos caipiras é mais acentuado. Evite se for sensível ao cheiro. Mas caso queira utilizá-los, não esqueça das outras dicas!

4. Bata bastante
Não tem segredo. Tem que bater muito e por no mínimo 12 minutos. O cheiro está nas moléculas, então quanto mais batido, menos cheiro.

5. Cozimento certo
Respeite o tempo de cozimento pedido nas receitas onde se levam muitos ovos. O cheiro por ser por conta do bolo mal assado, por exemplo. Deixe o ovo bem aerado, assim a massa ficará fofinha, aerada e com menos odor. (lembre-se que são os ovos aerados, se batermos demais a massa desenvolveremos o gluten da farinha e vai deixar seu bolo elástico).

6. Aroma extra
Para neutralizar o cheiro de ovos, podemos acrescentar por exemplo, 5 gotas de limão para cada receita. Com esta dose, o sabor não será alterado. Use também essências, a mais conhecida é de baunilha. Fica a dica: para cada 2 ovos, 1 colher de chá.

7. Utensílios de cozinha
Pode ser que seus utensílios tenha pego o cheiro dos ovos. Fácil: lave com um pouco de detergente e o vinagre. Este último elimina as bactérias e o cheiro!

Fonte: Petitchef / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here