Imagem: Mauro Stoffel/Grupo Parafolclórico Vaiangá

As cerimônias de acendimento da Chama Folclórica, nesta quinta-feira, 14 de julho, em Linha Imperial, e de Abertura Oficial, na sexta-feira, 15, na Rua Coberta, marcam o início da programação do 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. O espetáculo “Cooperativismo em Movimento” será apresentado logo após o ato de abertura, na sexta-feira. Já no sábado, 16, e no domingo, 17, o evento oferece extensa programação na Rua Coberta e em outros espaços do Município, com destaque para a participação de grupos folclóricos internacionais do México e Paraguai e dos estados de Alagoas, Ceará e Pará.

Desde a 39º edição, a Chama Folclórica representa a cultura, a paz e a diversidade, temas que caracterizam o Festival Internacional de Folclore. Marcando o início da 49ª edição, o acendimento será realizado no dia 14 de julho, às 19h, na Associação Cultural e Esportiva Concórdia, de Linha Imperial, com a participação do grupo Pasión y Arte, do Paraguai.

Na sexta-feira, 15 de julho, além da cerimônia de Abertura Oficial, às 14h30 a Rua Coberta receberá o Festival de Teatro e Música em Língua Alemã. A cerimônia de abertura terá início às 19h30, e contará com a presença do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior; dos secretários estaduais da Cultura, Beatriz Araújo, e de Turismo, Raphael Ayub; do prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf; e do presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, Rafael Reidel Haas.

Logo após a cerimônia de abertura será encenado o espetáculo “Cooperativismo em Movimento”, que contará com a participação de cerca de 300 pessoas. Com roteiro de Edineia Werner, a peça resgata a tradição cooperativista de Nova Petrópolis, numa homenagem ao aniversário de 120 anos do cooperativismo de crédito e em referência ao lema do 49º Festival Internacional de Folclore: “A diversidade nos une e a cooperação nos fortalece”.

Além dos grupos internacionais do México e Paraguai e dos grupos estaduais de Alagoas, Ceará e Pará, a programação do sábado, 16, e do domingo, 17, contará com participações de atrações locais de Nova Petrópolis e da cidade de Feliz. As disputas de Jogos Germânicos também fazem parte da programação.

No sábado, às 15h30, acontecerá o Desfile de Integração na Av. 15 de Novembro. Já no domingo, 17, às 10h, o palco da Rua Coberta receberá a primeira Celebração da Vida, da Paz, da Diversidade.

Na programação paralela do 49º Festival Internacional de Folclore, neste sábado, 16, acontecerá o Welt Bier Fest, na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil. E no domingo, 17, a partir das 14h, também haverá apresentações de grupos folclóricos no coreto do Parque Aldeia do Imigrante.

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul.

Confira a programação completa do sábado e domingo:

16 de julho – Sábado

9h – JOGOS GERMÂNICOS – Bolão de Corda – Grupos Locais
10h15min – Trupe Teatro de Bonecos de Alagoas – Alagoas
10h45min – Escola de Educação Especial Sol Nascente – APAE – Nova Petrópolis
11h30min – Ballet Folklórico Pumas – México
12h30min – Associação Cultural Maria Bonita – Ceará
13h15min – Pasión y Arte – Paraguai
14h – Grupo de Danças Folclóricas Internacional – Infantil – Nova Petrópolis
14h45min – Essência Estúdio de Dança, Danças Criativas Regina Nienow e ReFit Academia – Nova Petrópolis
15h30min – DESFILE DE INTEGRAÇÃO – Avenida 15 de Novembro
16h30min – Francine Maria Pessoa Romão – Ceará
17h15min – Grupo Parafolclórico Vaingá – Pará
18h – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Feliz – Feliz
18h45min – Volkstanzgruppe Edestein – Adulto – Nova Petrópolis
20h15min – Ballerin Cia de Dança – Nova Petrópolis (Compromisso de Contrapartida da Lei Federal 14.017/2020 e Lei Aldir Blanc – artigo 2º, Inciso II)
19h – WELT BIER FEST – Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil
Ballet Folklórico Pumas – México
Grupo Parafolclórico Vaingá – Pará

17 de julho – Domingo

10h – Celebração da Vida, da Paz, da Diversidade
11h- Banda Municipal de Nova Petrópolis – Nova Petrópolis
12h – Trupe Teatro de Bonecos de Alagoas – Alagoas
12h30min – Associação Cultural Maria Bonita – Ceará
14h – Böhmerlandtanzgruppe – Infantil – Nova Petrópolis
14h45min – Grupo Parafolclórico Vaiangá – Pará
15h30min – JOGOS GERMÂNICOS – Pregar o Prego – Grupos Locais
16h15min – Ballet Folklórico Pumas – México
17h – Pasión y Arte – Paraguai
17h45min – Grupo de Danças Folclóricas Internacional – Adulto – Nova Petrópolis
18h30min – Francine Maria Pessoa Romão com a participação especial do Coro Pequenas Cantoras de NP e Coro Juvenil de NP – Ceará e Nova Petrópolis
19h15min – CTG Pousada da Serra – Nova Petrópolis
20h – Grupo Parafolclórico Vaiangá – Pará

Parque Aldeia do Imigrante
14h – Pasión y Arte – Paraguai
15h – Francine Maria Pessoa Romão – Ceará
16h – Associação Cultural Maria Bonita – Ceará

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here