Foi uma noite de singelos reconhecimentos e agradecimentos e com o lançamento de uma primorosa edição em papel couché e capa dura de um livro que conta a história da entidade e a contribuição do comércio para o crescimento da cidade que a CDL-BG comemorou os 50 anos de existência.

Comandada pelo presidente, Marcos Carbone, a noite teve lugar no Clube Aliança, não por acaso, local em que a entidade ganhava vida meio século atrás, no dia 12 de agosto de 1969. Carbone se disse um privilegiado por ser o mandatário da entidade em data tão singular e citou um a um os ex-presidentes presentes ao evento, entregou-lhes um exemplar e também fez o mesmo a parentes de ex-presidentes já falecidos.

Valdir Peliccioli, Plínio Mejolaro, Ildoino Pauletto, Silvênio Ruaro, Alcides de Gásperi, Carlos Lazzari e as duas mulheres que já presidiram a entidade, Solange Pavan e Helenir Bedin se fizeram presentes. Parentes de outros ex-presidentes, como o primeiro de todos, Hilário Pozza ou de Nestor Angelo Ariolli, o segundo, também marcaram presença. Todos devidamente reverenciados por Carbone que ainda lembrou do papel fundamental do advogado Carlos Perizzollo no início da entidade. Tudo devidamente registrado no livro organizado e escrito após inúmeras entrevistas e boa pesquisa da jornalista Paula Valduga.

Coube a Ildoíno Pauletto a mais detalhada manifestação da noite. Ele repassou momentos importantes da entidade e da história recente do comércio bento-gonçalvense. Foi dele, enquanto presidente, a iniciativa pelas promoções de Natal ou primeira edição do Mérito Lojista em 1989.

Homenagem na Câmara

Presidente do CDL Bento, Marcos Carbone e o vereador Anderson Zanella

As comemorações iniciaram ainda na quinta-feira quando, através de iniciativa do vereador Anderson Zanella, aprovada pela totalidade dos vereadores, a Câmara Municipal de Vereadores realizou sessão solene de outorga de Louvor e Agradecimento pelos serviços que a entidade prestou nas últimas cinco décadas. A sessão contou com a presença de 11 vereadores, e ex-presidentes da entidade, como Antônio Longo e Solange Pavan.

“A CDL-BG é visivelmente comprometida com o desenvolvimento do setor varejista, atuando com muita seriedade e lisura. Toda a comunidade bento-gonçalvense é beneficiada pelo crescimento do comércio, um importante propulsor de nossa economia. Por isso, homenagear e reverenciar a atuação da entidade é nosso dever enquanto legislad e representantes do povo”, destacou Zanella.

O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto, destacou a forma como a atuação da entidade colabora com as atividades dos poderes públicos. “A CDL-BG cumpre importante papel que é o de retratar a realidade do segmento, congregando os interesses e as reivindicações da maioria, para pautar as conquistas coletivas”, disse.

Esse contexto de trabalho contribui de forma inquestionável para o desenvolvimento de Bento Gonçalves, na opinião do prefeito Guilherme Pasin. “A outorga dessa Portaria de Louvor e Agradecimento ratifica a relevância do trabalho que a CDL-BG vem fazendo ao longo de 50 anos pelo comércio, colocando-o em condição de referência, transformando-o em um diferencial para nossa cidade, gerando empregos e transferência de renda para o município. É um orgulho para Bento Gonçalves”, enfatizou.

Agradecendo aos agentes que ajudaram a construir a história da entidade – presidentes de gestões anteriores, diretores atuais, equipes de trabalho, parceiros do poder público e, principalmente, os associados que depositam sua confiança na CDL-BG –, o presidente Marcos Carbone reforçou o compromisso com a continuidade e o futuro. “Nossa entidade está em um momento muito especial, rico em significado e motivos para comemorar, reflexo de nosso propósito enquanto entidade associativista, que é defender os interesses do comércio e serviços, gerando oportunidades de desenvolvimento para os empreendedores. Sabemos, também, que temos muito trabalho pela frente pelos próximos anos e décadas. O desejo de atender bem o associado é o que nos motiva a cada novo dia. Brindamos nossos 50 anos de história já planejando a construção dos próximos 50. É isso que mantém nossa entidade viva e sempre renovada”, disse.

Fonte: Leouve / Foto: Gerson Lenhard / Grupo RSCOM e Divulgação Exata Com

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here