Um dos propósitos do projeto Cinema de Verão é dar visibilidade ao patrimônio histórico material de Caxias do Sul, propondo a ocupação do espaço público através da arte. Pensando nisso, eventualmente ocorrerão exibições de cinema que dialoguem com esses espaços.

Assim, a próxima provocação ao olhar será através da exibição, gratuita e ao ar livre, de um dos grandes clássicos do maravilhoso Charles Chaplin. O título escolhido, Tempos Modernos, conversa diretamente com a história do Complexo Cultural Fabbrica, que será cenário desta exibição no próximo sábado, dia 07, às 20h.

O Complexo foi reconstruído em 1942, após um incêndio que reduziu o prédio as cinzas, a Fabbrica já abrigou vinícola, vidraria, fundição e curtume. Após 70 anos, em meio a ruínas a construções agregadas, emerge uma jóia arquitetônica e urbanística em Caxias do Sul, carregada de memória.

Sinopse de “Tempos Modernos”
Um operário de uma linha de montagem, que testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não têm mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.
Direção: Charles Chaplin | 1h 27min

Serviço:
O que: Exibição do filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin
Quando: dia 07 de março, sábado, às 20h
Onde: Complexo Cultural Fabbrica (Rua Nelson Dimas de Olivera, 11 – Bairro de Lourdes – Caxias do Sul)
Quanto: Entrada Franca

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: reprodução Internet