Gengibre e canela estão entre as especiarias mais admiradas no mundo todo. Elas são usadas como tempero, para dar sabor às refeições, e seu chá é rico em propriedades medicinais conhecidas desde a Antiguidade. A poderosa combinação da canela com o gengibre pode ser usada para tratar, aliviar e prevenir várias condições de saúde devido ao seu efeito antibacteriano e acelerador do metabolismo. Entre os muitos benefícios do chá de canela com gengibre estão: a ajuda no processo digestivo, ação antiviral, tratamento e prevenção de gripes e resfriados, alívio da dor, ação emagrecedora, entre outros.

Confira a seguir algumas dicas sobre esta combinação de especiarias e também receitas que podem fazer muito bem à sua saúde.

Benefícios Específicos da Canela para a Saúde

A canela é conhecida por suas propriedades antioxidantes, por ajudar a prevenir a diabetes, melhorar a saúde cardíaca, auxiliar nas funções do cérebro, lutar contra o câncer do cólon e aliviar a artrite. Ela também contém cálcio, manganês, ferro e fibras.

Ajuda a combater a diabetes: A canela pode ajudar as pessoas que são afetadas por diabetes, uma vez que trabalha para melhorar a atividade da insulina natural que ocorre no corpo. Ela torna o metabolismo do açúcar mais eficiente de forma que o corpo necessita produzir menos insulina;
Pode prevenir doenças cardíacas: A canela tem propriedades anti-inflamatórias, o que a torna eficaz na proteção contra infecção do sistema cardíaco, particularmente nas artérias com tendência a obstrução por gordura. Ela também é conhecida por sua capacidade de combater o mau colesterol, prevenindo assim doenças do coração;
Ajuda a estimular o funcionamento do cérebro: De acordo com estudos, a canela tem um poderoso efeito na função cerebral. Ela pode ajudar a melhorar o estado de alerta mental e tem propriedades calmantes que agem sobre os nervos;
Pode aliviar sintomas da artrite: Indivíduos que sofrem de artrite contam que tomam o chá de canela com gengibre para alívio da dor. Um estudo feito pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, reafirma esta tese. Eles estimularam a ingestão de canela em pó pelos indivíduos estudados;
Traz alívio para resfriados comuns e gripe: A canela contém propriedades eficazes no alívio da gripe comum, especialmente quando combinada com o gengibre. A mistura pode ajudar a estimular a circulação e tem ação anti-inflamatória. Estes princípios também são úteis no tratamento da artrite e dores musculares.

Benefícios Específicos do Gengibre para a Saúde
O gengibre também possui muitas qualidades medicinais que podem aliviar certas condições de saúde, entre elas podemos citar o combate a vírus no organismo e o auxilio a problemas digestivos.
Ajuda a aliviar náuseas: O gengibre é conhecido por ajudar a trazer alívio para mulheres grávidas que passam por períodos de náusea. Ele também pode ser usado para conter ânsia de vômito em pessoas em determinados tratamentos de saúde;
Pode aliviar os sintomas da osteoartrose: Como a canela, o gengibre também pode trazer conforto para as pessoas atingidas pelos sintomas das doenças ósseas. O chá de canela com gengibre combinado combate as dores resultantes destas condições;
Auxilia no combate a vírus nocivos ao nosso organismo: Devido às suas propriedades antivirais, o gengibre é também uma ajuda eficaz ao sistema imunológico. Ele pode ajudar o corpo a resistir a muitas ameaças, uma vez que combate os vírus causadores e tem ação anti-inflamatória;
Pode ajudar na digestão: Estudos afirmam que o gengibre também tem um efeito positivo sobre a digestão. Uma dose de chá de gengibre pode ajudar a evitar problemas digestivos comuns e também condições mais graves do estômago.

Benefícios da Combinação do Chá de Canela com Gengibre
Uma vez combinadas as ações da canela e do gengibre, obtemos uma bebida extremamente saudável e terapêutica. Esta combinação fornece muitos nutrientes e possui propriedades que levam a uma grande queima de gordura, principalmente devido à sua ação termogênica. Para este fim, o chá deve começar a ser tomado logo de manhã, com o estômago ainda vazio. É possível preparar diferentes receitas à partir desta combinação. O chá promove a eliminação de gases no sistema digestivo, bem como ajuda a reduzir a náusea e o vômito. As suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a reduzir o inchaço e a dor em pessoas que sofrem de artrite. Ele tem propriedades antivirais que aliviam o resfriado comum e melhoram o sistema imunológico, prevenindo contra a recorrência de resfriados.

Ele também reduz absorção de colesterol no corpo, aumentando o processamento das gorduras pelos ácidos biliares. Suas propriedades antifúngicas ajudam na luta contra várias infecções como as que afetam a boca e a vagina. As pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 também podem ser ajudadas com o uso do chá de canela com gengibre porque ele estimula os receptores de insulina no corpo e desativa as enzimas que inativam esses receptores. Com isso, o paciente tornar-se mais receptivos à insulina, o que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Condições em que o chá de canela com gengibre também traz benefícios: 
Para pessoas com sobrepeso ou que têm dificuldade para emagrecer;
Em casos de retenção de líquidos como inchaço nas pernas e nas pálpebras;
Para pacientes com problemas cardiovasculares, níveis elevados de colesterol e triglicérides;
Em casos de frigidez e falta de libido;
Para pessoas com gengivite, cáries e outros problemas dentários;
Para má digestão e hiperacidez gástrica;
Pacientes com diabetes tipo 2;
Pessoas com fibromialgia, fadiga crônica e cansaço;
Em casos de hipotermia.

Dicas de como preparar o chá:
Para adoçar o chá, use estévia ou mel. Eles são naturais e por isso não apresentam efeito prejudicial para a saúde, ao contrário de açúcar ou adoçantes artificiais;
Adicione o suco de meio limão ao chá para aumentar a sua potência na queima de calorias;
Tome o chá todos os dias durante pelo menos um mês para perceber os seus benefícios.

O melhor momento para tomar o chá de canela com gengibre:
Para se beneficiar ao máximo desta infusão, os melhores horários para tomá-la são:
Com o estômago vazio ou pelo menos meia hora antes do almoço;
Entre as refeições;
Devido aos seus efeitos diuréticos, recomenda-se tomar o chá somente até o meio da tarde, assim se evita idas noturnas ao banheiro.

Receitas que combinam chá de canela com gengibre para ajudar o corpo a se curar:

1. Remédio tradicional para a gripe
Ao chá de canela com gengibre pode-se adicionar ainda limão, mel e até mesmo alho para potencializar ainda mais o seu efeito contra a gripe. A canela tem propriedades anti-inflamatórias e auxilia o sistema imunológico. O limão fornece vitamina C, que também dará apoio ao sistema de defesa do organismo. O mel ajuda a adoçar e também tem propriedades antibacterianas. O alho e o gengibre ajudam a aliviar as dores no corpo e combatem diretamente o vírus causador do resfriado e da gripe.

2. Chá para dor de garganta
Para aqueles momentos em que a garganta começa a incomodar, tente tomar o chá de canela com gengibre adicionando mel e leite para acalmar ainda mais o incômodo. O leite deve ser do tipo que o seu organismo se adapta melhor, como de amêndoa, de coco, de arroz ou de soja. Para muitas pessoas, o leite de vaca pode baixar a imunidade.

3. Chá de limpeza temperado com açafrão
Faça o chá de canela com gengibre tradicional e adicione uma colher de cúrcuma. A curcumina, um excelente antioxidante e anti-inflamatório presente na cúrcuma, juntamente com o gengibre e a canela, terá um efeito de limpeza sobre o organismo e pode ajudar a reduzir os sintomas de várias condições e a proteger contra várias doenças.

4. Chá de cura natural com gengibre, cravo e canela
O trio gengibre, cravo, canela são uma grande promessa na cura de forma natural. Os três ingredientes são anti-inflamatórios, têm propriedades que ajudam o sistema digestivo e o sistema imunológico e podem ajudar a manter a saúde geral do organismo.

5. Chai – Chá de canela com gengibre temperado com anis e outras especiarias
O Chai é usado pela Ayurveda, a medicina tradicional indiana, há mais de cinco mil anos. Ele é consumido porque oferece vários benefícios potenciais para a saúde do coração, cérebro e sistema nervoso, sistema respiratório e na gestão do açúcar no sangue.

As especiarias combinadas têm propriedades antimicrobianas, antibacterianas e antifúngicas, elementos que servem para proteger o corpo de doenças e melhorar o bem estar geral. Chineses e hindus consomem o Chai também porque acreditam que o aroma das especiarias ajuda a acalmar os nervos e a melhorar a saúde mental.

Fonte: Boaforma / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here