Quatro mil e trezentas atividades, 1,2 mil espetáculos, mais de 1,2 mil práticas educativas, milhares de pesquisas, além de dezenas de exposições e publicações. Estes números marcam a primeira década de atuação do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (CHC Santa Casa), um espaço criado para a preservação da memória e incentivo às mais variadas manifestações de expressão cultural.
Localizado junto à Santa Casa de Porto Alegre, na Avenida Independência, o CHC se consolida como um importante espaço de fomento ao cenário artístico na cidade tendo recebido, desde a sua fundação, um público estimado de 250 mil pessoas. “São 10 anos de cultura, memória e arte”, comemora Denise Viana, coordenadora da instituição.
Nomes como Hamilton de Holanda, Nei Lisboa, Valeria Barcellos, Lília Cabral e Leandro Karnal já subiram ao palco do CHC, marcando a trajetória cultural do espaço.
Para celebrar os 10 anos, o CHC adaptou sua programação em decorrência dos últimos acontecimentos no Rio Grande do Sul. “Tínhamos uma agenda especial programada para a data, mas alteramos a rota depois que o estado passou pela sua pior tragédia climática de todos os tempos”, comenta Denise. A coordenadora explica que as atividades canceladas que seriam realizadas em maio e junho já estão sendo reagendadas: “Nenhum artista será prejudicado”, completa.
Nesse contexto, o CHC decidiu levar algumas das oficinas culturais, antes programadas para ocorrerem em sua sede para alunos da rede pública, aos abrigos. Segundo Denise, as ações têm como objetivo “oferecer momentos lúdicos, mesclando entretenimento e conhecimento aos desabrigados”. No período, a equipe do CHC passou por locais de acolhimento como a quadra do IPA/Metodista, Rainha do Brasil e Vida – Centro Humanístico.
Próximas atrações
Para junho, estão confirmadas duas atividades abertas ao público em geral, com ingresso solidário de doações que serão encaminhadas aos atingidos pelas enchentes. No teatro do CHC, será realizado, no dia 15, o espetáculo “Depois da Chuva”, apresentação única de um evento que visa valorizar os artistas locais e proporcionar uma programação cultural aos abrigados das enchentes. No palco, além de grandes nomes da música, muita interação com a plateia e participações especiais.
Já no dia 29 de junho, às 16h, em uma parceria com Aliança Francesa e Consulado Geral da França, será exibido o cine-concerto Lumina – espetáculo do grupo francês Cie Barbarins Fourchus – um concerto musical com projeção de curtas-metragens de animação, concebido especialmente para público infanto-juvenil, mas para apreciação de espectadores de todas as idades.
Sobre o CHC Santa Casa
O CHC Santa Casa surgiu em 2014 com uma missão nobre, desafiadora e fundamental: levar cultura, educação e história à toda comunidade, preservando e valorizando o patrimônio cultural da Santa Casa de Porto Alegre. O Centro Cultural oferece uma programação com infinitas narrativas e conta com museu, teatro, arquivo histórico, sala de aula, salas de múltiplos usos, loja e bistrô.
O CHC Santa Casa tem financiamento através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura/Governo Federal e ao longo desses dez anos teve patrocínio de inúmeras empresas e doações de pessoas físicas.