A cerimônia de inauguração do Centro de Saúde Digital da Universidade de Caxias do Sul foi realizada na tarde de segunda-feira, dia 16, apenas com a presença do presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, do reitor Evaldo Kuiava, e do coordenador da unidade e diretor da Área de Conhecimento das Ciências da Vida, professor Asdrubal Falavigna.
A decisão por realizar o ato de descerramento da placa de inauguração sem a presença de convidados foi tomada em atendimento às medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19).
Integrado ao Centro Clínico da UCS, o Centro de Saúde Digital oferecerá serviços em Telemedicina e Saúde Digital, com rotinas e procedimentos recomendadas e regulamentadas pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde.
O Centro de Saúde Digital tem como parceira a BR HomMed Soluções em Saúde Digital e Telemedicina, empresa com amplo portfólio de produtos e serviços para implementação e gestão de ambientes de Telemedicina e Telessaúde, em conformidade com os padrões estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina e ANVISA.
A coordenação do Centro de Saúde Digital é do professor Asdrubal Falavigna, doutor em Neurociências pela Universidade Federal do Estado de São Paulo, diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.
As Tecnologias da Informação e Comunicação a serviço da saúde
Telemedicina, prontuário eletrônico, teleconsulta, telediagnóstico, telemonitoramento. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TICs) trouxeram novas soluções para o acesso assistencial na área da Saúde, melhorando a interação entre médico e paciente e oferecendo mais rapidez, segurança e comodidade, seja na precisão de diagnósticos, na tomada de decisão com base em consulta a bases de dados atualizadas do paciente, ou na possibilidade de obter uma orientação do especialista para um manejo mais eficaz ao paciente.
Além das ferramentas web já rotineiramente utilizadas nos consultórios e serviços de atendimento, como e-mail, sites e softwares para marcação de consultas, já é possível fazer uma consulta à distância, ou monitorar e orientar o paciente através do uso de aplicativos sem fio.
Fonte: Área de Imprensa e Mídias Digitais / Foto: Divulgação