A nova edição do Mercado de Arte de Caxias do Sul acontecerá no dia 10 de março, a partir das 15h30min, no Centro de Cultura Ordovás. A feira, exclusiva das Artes Visuais, apresenta produções artísticas de variados artistas, obras para comercialização e atrações gratuitas para a comunidade.

O objetivo da atividade é reunir artistas visuais e suas obras em diferentes linguagens com intuito de valorizar, fomentar e estimular a produção artística, despertando na comunidade o consumo da arte local. O evento conta com a exposição e a comercialização de obras que envolvem fotografias, serigrafias, gravuras, xilogravuras, litogravuras, desenhos, pinturas, esculturas, aquarelas, colagens, fanzine, lambe-lambe e etc. Os artistas que estarão participando são: Carolina Muniz, Clara Koppe, Deise Lume, Dirceu Monteiro, Eduarda Sbeghen, Galpão BGV, Josias Silveira, Luana Martini, Michael Roberto de Barros, Simone Rosa e Vera Genro.

“O Mercado de Arte oferece para a cidade de Caxias do Sul, um espaço específico para que haja valorização e investimentos em nossos artistas, através da exposição e comercialização de obras de Arte da cidade e da região,” ressalta a coordenadora da Unidade de Artes Visuais e criadora do projeto, Mona Carvalho.

No mesmo dia, às 16h30min, acontece uma visita guiada ao Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (Amarp), com ponto de encontro em frente a sala administrativa da Unidade de Artes Visuais. A mediação será realizada pelo servidor e historiador Felipe da Silva Vitória e a curadora e coordenadora da UAV, Mona Carvalho.

O Amarp, criado em 07 de maio de 2004, tem como objetivo conservar a produção artística da cidade ao longo da história. O acervo integra a Unidade de Artes Visuais, que atualmente realiza a guarda, conservação, manutenção e registros das obras, além de realizar diversas ações internas e externas com as obras em exposições de arte e materiais educativos.

Logo após, às 17h30min, o palco do Zarabatana recebe Luigi Anghinoni, músico e compositor gaúcho radicado em Olinda, no Recife. Iniciou sua carreira com a música Charme de Carranca, e desde então teve mais composições publicadas em coletâneas de música. O artista tem um álbum lançado, Pagan Gospel, de 2021, e no momento lança seu novo show Stand Up Tragedy, uma conversa musicada onde as canções revelam muito sobre nossa forma de sentir, nossos dilemas, tragédias, hábitos e até nossa sexualidade. O músico toca um repertório de composições e de versões de músicas icônicas que falam diretamente sobre o nosso íntimo.

Nesta programação especial do Mercado de Arte, o Centro de Cultura também oferece visitação às exposições, Mel de Cabaú, de Samir Tuffy, e A Arte Sonora: reflexões das linguagens contemporâneas, com obras do Amarp. Com apoio cultural da Sittal Madeiras, o evento tem entrada franca e todas as atividades são gratuitas.