Foto: Ultramen apresentará show voltado para crianças: o UltraKids. Crédito: Roger Gloeden/ Divulgação 

A quarta edição do Caxias Soul Duetos, circuito de arte e música, é marcada por shows, atividades de capacitação em diversas áreas e a inclusão das artes cênicas na programação como novidade. Com alguns eventos já realizados em outubro seguindo até 28 de novembro, a ação é referência no cenário cultural em Caxias do Sul por reunir artistas locais e nacionais em uma programação que busca descentralizar a música e ocupá-la em novos espaços.

Entre as principais atrações estão shows gratuitos de bandas e músicos com diferentes estilos mostrando suas músicas autorais e também, ao final, promovendo encontros inéditos entre si com jam sessions. As próximas atrações ocorrerão a partir do dia 14 de novembro, sempre a partir das 19h30, na Praça Dante Alighieri, no coração de Caxias do Sul.

Na quinta-feira, dia 14 de novembro, as apresentações serão das cantoras Tatiéli Bueno, com sua música regional gaúcha urbana, trazendo influências da música latino-americana e MPB, e da porto-alegrense Tati Portella, ex-vocalista da Chimarruts, com canções de reggae. A noite terá abertura com o esquete teatral “O Circo da Rarley”, com a atriz Odelta Simonetti, complementando o line-up exclusivamente feminino.

Na sexta-feira, dia 15, após abertura com o bonequeiro Nelson Haas com o espetáculo “Gaúchos”, será a vez das apresentações de Yangos, referência na música instrumental sul-brasileira com presença de ritmos como milonga e chamamé, e Poetas e Boêmios, trazendo seu pop rock diretamente da cidade de Vacaria (RS).

No sábado, dia 16, Os Bardos da Pangeia, de Bento Gonçalves (RS), com seu rock “sem rótulos, de pés firmemente plantados nas nuvens”, dividirá o palco com o show UltraKids, projeto especial da banda Ultramen para crianças, com clássicos da discografia da banda e releituras de conhecidas canções infantis.

O último dia de apresentações, domingo, 17 de novembro, contará com o rock alternativo misturado às influências do folk brasileiro da Bob ShuT, de Caxias do Sul, e DeFalla, clássica e visionária banda do rock gaúcho, formada em 1985 em Porto Alegre, com influências do pós-punk, porém transitando por diversos estilos durante a carreira.

Durante os shows, a Praça Dante também receberá uma feira econômica criativa com expositores da região e praça de alimentação. Ainda, no dia 14 de novembro, o artista visual Gustavo Gomes estará customizando peças para distribuição gratuita de lembranças ao público, deixando um legado para as próximas edições.

4º Caxias Soul Duetos

Dia 13/11: Workshop com Sasha Z e Márcio Petracco, às 19h30, no Sesc Caxias do Sul

Dia 14/11: Shows de Tatiéli Bueno + Tati Portella, a partir das 19h30, na Praça Dante Alighieri

Dia 15/11: Shows de Yangos + Poetas e Boêmios, a partir das 19h30, na Praça Dante Alighieri

Dia 16/11: Shows de Os Bardos da Pangeia + UltraKids, a partir das 19h30, na Praça Dante Alighieri

Dia 17/11: Shows de Bob ShuT + DeFalla, a partir das 19h30, na Praça Dante Alighieri

Dia 19/11: Palestra com Sandro Roncatto, às 19h30, na FSG

Dias 20 e 21/11: Curso com Pepe Pessoa, às 19h30, no Sesc Caxias do Sul

Dia 26/11: Palestra com Mousés Stumpf, às 20h, na FSG

Dia 27/11: Palestra com Ilton Carangacci, às 20h, na FSG

Dia 28/11: Workshop com Zé Natálio, às 19h30, na Escola de Música da UCS, em Caxias do Sul

 

 

Tatiéli Bueno

A cantora dedica sua carreira à música regional gaúcha urbana, com influências marcantes da música latino-americana e da música popular brasileira em seus trabalhos.” Com 17 anos de atuação profissional e reconhecimento no cenário musical, conquista o público e a crítica por onde passa com sua autenticidade. Além de cantora, também é preparadora vocal, com formação acadêmica em Relações Públicas e pós-graduação em Cantoterapia.

Em suas produções, destacam-se pelo “Tributo a Mercedes Sosa” (2014), com interpretações de clássicos do repertório da cantora argentina; “Show Sul-americano” (2019); Especial de Natal “Boas Novas” (2021), lançado em parceira com a cantora Fran Duarte; e “Especial Social” (2020), entre outros.

Participou de eventos culturais e registros musicais com grandes nomes da música do Rio Grande do Sul com performances nos palcos de vários Estados, como Santa Catarina, Paraná, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e em países como Uruguai, Argentina, Chile e Espanha.

 

Tati Portella

Ficou nacionalmente conhecida como vocalista da Chimarruts. A banda surgiu em 2000, já emplacando músicas que falavam de paz e amor, com quem gravou cinco álbuns e um DVD ao vivo. Participou de grandes programas de TV e teve suas músicas veiculadas em trilhas sonoras de novelas. A banda fez shows em todo o Brasil e, em 2011, participou do Pop Music Festival, ao lado de Ziggy Marley e Shakira.

Em 2016, paralelo o trabalho da Chimarruts, Tati Portella inicia sua carreira solo, tendo o lançamento oficial em 2017, na abertura do show do Coldplay, em Porto Alegre.

Em 2019 lança seu primeiro disco solo, chamado “Impermanência”. Junto à carreira de artista, cantora e compositora, também está envolvida em trabalhos sociais e com instituições de caridade. Recentemente, Tati foi uma das juradas do programa Canta Comigo, exibido nacionalmente pela Rede Record.