O Conselho Municipal de Turismo de Caxias do Sul decidiu que Caxias do Sul voltará a fazer parte da região turística Uva e Vinho. A possibilidade de escolha se dá pela revisão que o Ministério do Turismo irá fazer do Mapa do Turismo Brasileiro, abrindo a possibilidade de a cidade escolher de qual região fará parte.

Em maio de 2019, o ex-prefeito Daniel Guerra encaminhou a mudança da região Uva e o Vinho para a região das Hortênsias. Na época, a decisão desagradou representantes do setor turístico de Caxias do Sul. Durante o mês de agosto, representantes de Caxias do Sul realizaram reuniões com representantes da região Uva e Vinho, e das Hortênsias, para tratar dos critérios de escolha da região, e para aprimorar o diálogo entre a cidade e os municípios que compõem ambas as regiões. As semelhanças culturais e as ligações históricas de Caxias do Sul com as cidades constituintes, guiaram a decisão unânime pelo retorno a região Uva e Vinho. Esta conta com 29 municípios, mas poderá chegar a cerca de 33 na próxima revisão.

Segundo o Secretário do Turismo de Caxias do Sul, Enio Martins, as boas relações vão ser mantidas com os municípios vizinhos, independente da região que fazem parte, já que, para ele, “estamos alinhados em trabalhar o destino Serra Gaúcha”. Destaca, como exemplo, que na última Semana Municipal do Turismo, e para a próxima Festa Nacional da Uva, convites foram estendidos a representantes de municípios de ambas as regiões. A gestora da região, Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), já foi comunicada da escolha. Depois disso, ocorre a oficialização junto ao governo federal, que deve divulgar neste ano um novo Mapa do Turismo.

Fonte: CorreiodoPovo / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here