O Téti – Teatro em Família retorna com mais uma apresentação no dia 07 de maio, próximo domingo, com a peça teatral “Papelê: Uma aventura de papel”, às 17h, no Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura, em Caxias do Sul. Criação do Téspis Cia. de Teatro, o espetáculo propõe uma aventura lúdica e criativa que tem o papel como tema e matéria-prima. Através da capacidade do papel de se transformar, cada criança pode ser levada a um mundo de imaginação onde pode criar sua própria história.

A construção da peça iniciou-se durante a pandemia de COVID-19 em um ambiente virtual e estreou em formato de vídeo no canal do YouTube da companhia em junho de 2021. Os ensaios foram iniciados um mês antes do lockdown e, para não interromper a produção, durante esse período de distanciamento social, cada artista da peça construiu Papelê em suas casas, através de exercícios, ensaios e processo de criação realizados online. Esse esforço resultou em mais de 20 apresentações virtuais e também em curtas-metragens que participaram de diversos festivais de cinema, incluindo o Festival FUNARTE de Teatro Virtual 2020, onde foram premiados como um dos 25 selecionados entre mais de 500 inscritos de todo o Brasil.

Além disso, o espetáculo atingiu alcance internacional, sendo selecionado para o Encontro de Teatro Popular “El Ticús-Ananga”, em Colima, México e para o festival “PESTA BONEKA – International Biennale Puppet Festival”, em Yogyakarta, na Indonésia. Já neste ano, ainda no mês de abril, o espetáculo fez sua primeira apresentação presencial fora do país. “Papêle” participou Festival Internacional de Teatro da cidade Teatro Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, no dia 26 de abril.

Durante a estreia da peça, logo após a transmissão, duas crianças eram convidadas a debater sobre o espetáculo, destacando os aspectos que mais as encantaram no enredo, reforçando um dos propósitos da obra que é incentivar a participação ativa do público infantil na história. A conversa era conduzida com o intuito de promover a inclusão de diferentes perspectivas, incluindo crianças que se encontravam no espectro autista e com TDAH, criando um ambiente acolhedor e diverso para todas as crianças.

“Papelê” estreou presencialmente em outubro de 2021, utilizando-se de diversas linguagens do teatro de animação, não se detendo apenas as mais tradicionais, mas explorando de forma lúdica interações com diferentes meios, como projeções gravadas com o enredo ao vivo.

O diretor da peça, Max Reinert, explica que, por se tratar de um espetáculo voltado para crianças pequenas, o material escolhido precisava ser de fácil acesso e seguro, tendo em vista o protagonismo infantil que se estenderia além do teatro, em suas próprias casas. Assim, o papel não é apenas uma matéria-prima, mas também um conceito central da obra: “ele se refere aos papéis que assumimos ao longo da vida, às vezes como vilões, às vezes como mocinhos, aos espaços que ocupamos e como esses papéis se transformam, levando-nos por diferentes caminhos”, destaca.

Serviço:
O quê: Espetáculo “Papelê – Uma Aventura de Papel”
Classificação: Livre. Indicação para público infantil, a partir de três anos.
Quando: 07 de maio, domingo às 17h
Onde: Teatro Municipal de Caxias do Sul (Rua Dr. Montaury, 1333)