Caxias do Sul promove, de 8 a 13 de abril, a 20ª Semana Municipal de Doação de Órgãos e Tecidos. Serão realizadas atividades de orientação e conscientização sobre o tema. O objetivo é mobilizar a população em favor deste ato que ajuda a salvar vidas. A programação foi organizada pelo Comitê Municipal de Doação de Órgãos e Tecidos (CMDOT).

A programação se inicia em próxima segunda-feira (08/04), com uma abordagem sobre o tema para professores da rede municipal de ensino. Na terça-feira (09/04), das 9h às 12h, o Pompéia realiza uma ação de conscientização em frente ao hospital, com distribuição de material informativo e esclarecimentos à população. Neste mesmo dia, a Nefroclínica e a Clínica Fátima também fazem uma abordagem ao público, para orientações sobre o tema.

Na quarta-feira (10/04), ocorre a Corrida pela Vida. A saída será às 19h30, em frente ao Shopping San Pelegrino, com trajetos de 3,5 Km e 10 Km. No ponto de partida, acadêmicos de Enfermagem da Faculdade Fátima verificarão a pressão arterial dos participantes. Integrantes da RimViver prestarão esclarecimentos sobre a doação de órgãos e tecidos. Estão previstas ainda atividades de aquecimento e alongamento, antes e após a corrida, respectivamente. Também haverá distribuição de frutas e água. A participação é gratuita, mas pede-se a doação espontânea de alimentos não perecíveis à RimViver. A atividade conta com o apoio da Kenpo Sports.

Na quinta-feira (11/04), às 9h, durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, será concedido espaço aos representantes do CMDOT, para sensibilização sobre o tema. Nesta mesma data, a RimViver promove ação social em frente à sua sede (Av. Rio Branco, 360, São Pelegrino), das 13h às 17h, com distribuição de material informativo à comunidade. Na sexta-feira (12/04), o Hemocs aborda o tema com os doadores de sangue, das 13h30 às 17h, por meio de material impresso e esclarecimento de dúvidas.

A 6ª Caminhada da Esperança, aberta à população em geral, ocorre no sábado (13/04). A concentração será na Praça João Pessoa, às 9h, com partida às 9h15, em direção à Praça Dante Alighieri. Para encerrar as atividades da semana, será celebrada uma missa na capela do Hospital Pompeia, às 16h do sábado.

Além das ações abertas à participação da população, algumas instituições que integram o CMDOT, como os hospitais Geral, Virvi Ramos e Unimed, além da Smed, realizam outras atividades com seu público interno, como palestras e capacitações.

O Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos, 12 de abril, foi instituído pela Lei 7.782, de 9 de junho de 2014. Tem o objetivo de divulgar a importância da doação, visando salvar e melhorar a qualidade de vida de pessoas que estão em filas de espera.

Mais de 1,4 mil pessoas aguardam por um transplante no Rio Grande do Sul
Segundo dados da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, atualizados em fevereiro deste ano, a lista de espera por órgãos e tecidos soma mais de 1,4 mil pessoas. Destas, 991 necessitam de um transplante de rim, 120 de fígado, 95 de medula óssea, 82 de pulmão, 100 de córnea, 13 de coração e três de rins e pâncreas.

Até fevereiro deste ano, foram realizados no estado 116 transplantes de órgãos (rim, fígado, pulmão e coração) e 183 de tecidos (pele, osso, córnea e esclera – membrana que reveste o globo ocular). O Rio Grande do Sul registrou 36 doadores efetivos no mesmo período. O percentual de negativa familiar aumentou de 20% em janeiro para 50% no mês seguinte.

Tipos de doadores
Existem dois tipos de doares, o doador vivo e aquele com morte encefálica (cerebral). No caso de um doador falecido, o transplante somente ocorre com a autorização documentada de um familiar. Por isso, é fundamental que a família saiba sobre o desejo da pessoa falecida. Nesse caso, podem ser doados os rins, coração, pulmão, fígado, pâncreas e tecidos como córnea, pele e ossos.

No caso de doador vivo, qualquer pessoa saudável pode doar um dos rins, parte do fígado, medula óssea e parte do pulmão. Pela lei, parentes até 4º grau e cônjuges podem ser doadores. Em caso de não-parentes, somente com autorização judicial.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet