A cultura japonesa vai invadir Caxias do Sul neste sábado, dia 20 de abril. O Japan Day tem a colaboração das entidades Associação Japonesa de Caxias do Sul e Associação dos Professores de Língua e Cultura Japonesa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O evento, que acontece no Quinta São Luiz, contará com a visita, às 16h, do cônsul Shimizu Kazuyoshi, o Presidente da Associação Japonesa de Caxias do Sul, Takanashi Teruhisa, a diretora da Associação dos Professores de Língua e Cultura Japonesa do RS e SC, a professora Iaioi Tao, e de um grupo de representantes destas entidades.
Das 11h às 18h, o público pode acompanhar a Exposição de Réplicas de Pratos Típicos Japoneses do acervo do Escritório Consular do Japão, em Porto Alegre/RS, com curadoria de Marco Ushida, da Associação dos Professores de Língua e Cultura Japonesa do RS e SC.
Já das 11h às 16h, haverá a exibição da animação A Lenda da Raposa Mágica Kitsune. Roteiro, ilustração, produção e edição de Paulinha Suzuki.
Durante esse dia o Quinta São Luiz terá Playlist Japan Day assinada por Lyo Suzuki, decoração temática do Centro de Eventos com a colaboração da Associação Japonesa de Caxias do Sul e Paulinha Suzuki, exposição e venda de bonsais por Oficina das Flores, e Exposição de Ikebanas por Rita d`Haese, uma apaixonada por esta arte milenar.
Programação – sábado 20/04, das 11h às 18h
11h – Aula Show de Ikebana – A arte da composição floral conforme as tradições e a filosofia japonesas com Bianca Molina Oliveira.
14h -Oficina de Origami, com Paula Suzuki. Honrando Nossas Raízes: Em um tributo à sabedoria e à tradição de nossos antepassados japoneses, um mergulho na arte do Origami
16h -Bate Papo: Do copo ao outro lado do mundo – uma história de amor ao sakê, com degustação especial de sakê, ministrado por Patrícia Telló, uma mente criativa por trás da produção do primeiro sakê artesanal do Brasil, TomoeGozen – nome inspirado em uma das únicas guerreiras samurais mulheres citadas nas histórias do Japão.
Exposição KASOKU
De 18 de abril a 12 de maio, exposição de desenhos feitos à mão que são mais do que simples obras de arte – são testemunhos vivos da conexão entre família e tradição.