Foto: Freepik

Com o objetivo de preservar o bem-estar da população idosa de Caxias do Sul e proporcionar uma experiência singular para o público 60+, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC), em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), cria o primeiro Coro Sênior da Prefeitura de Caxias do Sul.

Serão 40 vagas para trabalhar ludicamente habilidades musicais e práticas de canto coral. O projeto, não remunerado aos participantes, visa à manutenção da qualidade de vida dos participantes, a partir do canto. Mais do que um simples grupo musical, o Coro Sênior se configura como um espaço de interação social, descoberta de novos talentos e promoção da saúde física e mental da terceira idade. Além disso, o convívio social proporcionado contribuirá para evitar a solidão e o isolamento, promovendo o bem-estar e a autoestima.

“Participar de um coro como esse é uma oportunidade inigualável de interação social, uma atividade que ajuda a combater a solidão e o isolamento, muito comuns na terceira idade. Estudos mostram que envolver-se em atividades musicais pode ajudar a mente a se manter ativa, combater sintomas de depressão e ansiedade e até mesmo retardar um declínio cognitivo associado ao envelhecimento. A criação do coro vai causar um impacto positivo tanto no aspecto cultural, como no social e estamos imensamente felizes com essa iniciativa”, destaca a secretária da Cultura, Magali Quadros.

O Coro será regido pelo maestro Artur Stockmans Teixeira e as aulas acontecerão todas às terças-feiras, com início no dia 2 de julho, às 14h, na sala Professor Valentim Lazzarotto, no Centro de Cultura Ordovás.

Os interessados em participar do projeto podem se inscrever de 20 a 26 de junho presencialmente na Secretaria Municipal da Cultura (Rua Dr. Augusto Pestana, nº 50, São Pelegrino), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

As vagas são voltadas exclusivamente para pessoas a partir de 60 anos e serão preenchidas por ordem de inscrição.