Foto/Arquivo Pessoal

Com certeza você já deve ter visto algum vídeo do catarinense Rafael Obelix em cima de sua bike falando frases motivadoras. Ele tem feito sucesso com as frases que vão desde autoestima até relacionamentos, com uma pegada descontraída e divertida. Natural de Gaspar, Rafael sempre foi apaixonado por bike que além do esporte era uma maneira mais sustentável e divertida de se locomover.

“Amo bike desde criança, sempre gostei, meu pai sempre me deu bicicletas, então sempre esteve presente. Mesmo quando fiz a carteira de motorista andava de bike, porque na época era bem mais em conta. Mas depois que comprei o carro e a moto acabei perdendo o gosto de andar de bike e acabei dando um tempo”.

Ele lembra que passou um período sem andar de bicicleta, mas em junho de 2013, Obelix estava pesando 160 quilos, o que fez o gosto pela bike retornar ao seu dia a dia, não só como um esporte mas a busca também por uma melhora na qualidade de vida.

“Comecei com a bike da minha mãe, depois comprei uma mountain bike e dali começou a voltar aquela vontade, aquele gosto, aquela paixão de fazer os pedais, de curtir, de conhecer lugares novos. A bike nos possibilita ir mais longe, então já comecei a conhecer outras cidades que só tinha ido de carro, então por isso que a paixão só aumentou.”

Além de pedalar, Obelix trabalha como mecânico de bicicletas, o que o levou a criar o seu perfil para dar dicas de equipamentos, bikes e trilhas. Mas, ele teve uma ideia de postar um vídeo com uma frase motivacional, e não imaginava que seria o ‘bum’ para se tornar sensação no Instagram.

“Eu já criava conteúdo há muito tempo, porém era mais focado em dicas de pedal, de manutenção, o meu nicho era mais fechado. E um dia eu resolvi gravar um vídeo com uma frase que sempre usava em legendas: seja um incentivador, de críticos o mundo já está cheio. Foi o primeiro, bem simples, mas acabou viralizando.”

Obelix lembra que esse primeiro vídeo teve bastante repercussão e comentários positivos, dessa forma ele resolveu gravar outro, em uma semana o segundo vídeo bateu 500 mil visualizações. Desse dia em diante ele resolveu produzir mais materiais no mesmo segmento, caindo assim no gosto dos internautas.

Ele comentou que busca frases curtas mas que tragam uma mensagem legal para poder transformar em vídeo. Para Obelix é muito gratificante por levar um conteúdo leve para as pessoas, porque além de aliar o amor pela bike, ele consegue trazer mensagens descontraídas para as mídias sociais. Uma inspiração para ele é o ciclista Thiago Drews (@broubrutodrews).

“Sou muito fã dele, e quero conhecer um dia. Ele faz um serviço sim maravilhoso em relação a ciclismo, em relação a doações, em relação solidariedade. Todo ano ele ajuda arrecadar brinquedos para o dia das crianças com a bike. São essas coisas que eu tento levar aos meus seguidores.”

Obelix comenta que não esperava que ficaria conhecido tão rápido, segundo ele, o trabalho já vinha sendo feito mas com consciência que seria para longo prazo. Mas tudo mudou depois da publicação do primeiro vídeo.

“Olha, eu sempre quis e sempre imaginei que um dia eu chegaria a cem mil seguidores, a duzentos mil seguidores, mas eu nunca pensei que seria de um dia pro outro, né? Então sabia que seria um trabalho de formiguinha de muito tempo, imaginava que chegaria nos cem mil seguidores daqui uns dois anos, com as frases eu consegui chegar nisso mais rápido.”

No Instagram ele contabiliza 196 mil seguidores e os vídeos somam mais de 400 mil visualizações, fora os compartilhamentos e curtidas. Para ele é muito gratificante poder incentivar a outros ciclistas e mostrar que o sobrepeso não é um problema, deve ser um motivo para não parar.

“Andar de bike é maravilhoso, poder sair de casa conhecer outros lugares, apreciar a natureza de uma forma que não estamos acostumados. Eu amo bicicleta acho que ela é o meio de transporte mais democrático que tem porque tu pode usar pro transporte, para as compras, para o esporte, tu pode usar pra uma reabilitação como fisioterapia então ela é tudo sabe.”

Obelix reforça a importância de esporte na atualidade, e que além de trazer conteúdos para divertir o viés inicial do seu perfil era auxiliar aos ciclistas iniciantes com dicas, locais.. Hoje ele continua trabalhando esse conteúdo de uma forma mais completa e deixa um recadinho para todos os ciclistas e os que desejam iniciar no esporte.

“Eu curto muito ensinar, sempre fui uma pessoa que gosta aprender e repassar isso eu tenho na minha cabeça. Não tenho medo nenhum de dar dicas e compartilhar experiências, tudo é um aprendizado. Não desista por mais que às vezes pareça difícil, e se fosse fácil todos conseguiriam. Não pense em coisas negativas não tenha vergonha principalmente pra galera que é mais gordinha por conta de deboches de pessoas que querem te deixar pra baixo, seja uma pessoa que sempre incentive e sempre entenda a dificuldade dos iniciantes.”

00

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here