Com o propósito de divulgar o enoturismo na Serra Gaúcha, a Casa Perini, vinícola localizada no Vale Trentino, na localidade de Santo Anjos, no interior de Farroupilha, promoveu, na manhã de sábado (08), a primeira edição do programa Saga da Uva – a Experiência, em que os participantes são convidados a viver, literalmente, todo o percurso da uva desde o seu plantio, passando pelos cuidados com as videiras, a colheita e a pisa da uva, da mesmo forma como os primeiros imigrantes italianos faziam quando chegaram ao sul do Brasil.

Guiados pela enóloga Janice Rubin, o grupo sai da sede da vinícola, em um tuque-tuque e ruma para os parreirais, No trajeto, ela conta a história da família Perini, desde a sua chegada ao Rio Grande do Sul. Foi em 1929 que João Perini começou a produção de vinho no interior de Farroupilha. A empresa se concretizou na década de 70 quando o seu filho e atual presidente, Benildo Perini, profissionalizou a produção e fundou a Casa Perini.

Já nos parreirais, há a colheita da uva feita pelos participantes. Após, enquanto degustam comidas típicas italianas como cucas, salame, copa e queijo, os participantes realizam a pisa da uva. A ideia central do passeio é proporcionar aos visitantes todas as sensações que esta prática pode oferecer.

Para o casal Sueli Ribeiro, de 53 anos, e Júlio César Causavara, de 49 anos, este foi o melhor momento do passeio. O engenheiro e a empresária, que moram em Campinas, São Paulo, estão passando a sua lua de mel na Serra Gaúcha. Ela conta que conquistou o marido através do moscatel serrano que havia adquirido em uma loja paulista, já ele, para retribuir, trouxe, a agora esposa, para conhecer os vinhedos da região.

“Para nós é um momento especial, de muito amor e felicidade. Conhecer a região, os costumes, a comida e, claro, os vinhos, principalmente os da Perini, já que foi com um moscatel que eu finalmente conquistei o Julio. Foi ali que toda a nossa história começou, então, estar aqui é a coroação da nossa relação”, disse ela, um pouco depois de uma sabragem ter sido feita em homenagem ao casal.

Após a pisa e a degustação dos vinhos, sucos e espumantes embaixo de árvores e ao som do Coral Nossa Senhora de Guardalupe, de Caxias do Sul, os visitantes voltam para a sede da empresa onde é servido um típico almoço italiano com sopa de agnoline, saladas, macarronada, galeto e batatas assadas, além da sobremesa. Todo o cardápio é harmonizado com vinhos, sucos e espumantes da casa.

O presidente, Benildo Perini, comenta que logo que a ideia do projeto surgiu ele foi contrário por acreditar que a pisa da uva era um processo antigo e que com a modernidade das novas tecnologias, o feitio do vinho aprimorou-se e o ganho em qualidade foi a maior conquista, porém, ele acabou cedendo e se entregando.

“Estou muito satisfeito. Faço uma saudação a todos que estão vindo aqui. Mas minha restrição era quando a evolução qualitativa dos derivados de uva, que só existem pelas tecnologias implantas nas vinícolas da Serra. Era isso, mas já estou vendo que para o enoturismo, as pessoas vem para ver como tudo começou. Então, que fique o registro da minha auto penitência por ter sido contrário e meus cumprimentos a quem pensou e realiza essa iniciativa de forma tão bela”, disse ele.

Conforme o Gerente de Enoturismo da Casa Perini, Anderson Alves, essa primeira edição já deu uma mostra de que a Saga da Uva – A Experiência é satisfatória. Ele avalia o passeio como um sucesso e que algumas coisas pontuais podem ser revistas para as próximas turmas que irão realizar o roteiro. Alves também garantiu que em 2021 terá mais edições do evento.

A Saga da Uva – a Experiência ainda ocorre em 2020 nos dias 22 de fevereiro e 07 e 14 de março. As informações sobre valores e disponibilidade estão no site da Casa Perini.

O local será palco do Happy Sunday – Wine & Burger Edition, evento promovido pela Jovem Pan Serra Gaúcha e Portal leouve, no dia 15 de março, às 12h. Uma tarde de muita gastronomia, música e vinhos para harmonizar com quem se gosta. Os ingressos já estão à venda: ticketMais 

Fonte: Leouve / Foto: Cristiano  Lemos / Grupo RSCOM / Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here