Imagem: Divulgação

A Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves recebe, no dia 12 de maio, a partir das 20h30, o Workshop do baterista cubano Horacio Hernandez. Também conhecido como “El Negro”, trabalhou com grandes nomes da música mundial como Alejandro Sanz, Carlos Santana, Eddie Palmieri, Roy Hargrove, entre outros.

Hernandez iniciou sua carreira em 1978 e não parou. Sua trajetória reflete influências de Arturo Sandoval, Ignacio Berroa, entre outros, de raízes como jazz e rock latino. De lá para cá, Hernandez foi considerado o percussionista mais talentoso e inovador do mundo, mesmo antes de receber um Grammy em 1997.

Sua discografia solo é composta “Robby e Negro na Terceira Guerra Mundial” (com Robby Ameen, 2002), “Na Rua” (2003) e “Itábula” (2004). Seja tocando com lendas do jazz como McCoy Tyner ou Michel Camilo, roqueiros como Carlos Santana e Stevie Winwood ou em notáveis grupos latino americanos como o Tropi-Jazz All Stars do saudoso Tito Puente, ‘El Negro’  se mostrou um dos músicos mais vigorosos e versáteis da cena musical internacional.

Horacio começou com instrumentos de percussão, praticou mais tarde em bateria emprestada para então frequentar aulas formais. Primeiro com Fausto Garcia Rivera, formado nos EUA, depois com Enrique Pla, percussionista do lendário grupo cubano ‘Irakere’, passando depois a estudar na Escola Nacional de Artes de Havana. Horacio Hernandez é ambidestro e suas mãos tocam de forma bastante independente ritmos altamente complexos.

Em 1990, interessado em divulgar sua linguagem “baterística”, ao mesmo tempo pessoal e ancestral, decidiu tentar residência em Nova York, processo que só foi concluído em 1993, esse intervalo o levou a lecionar percussão em Roma no Timba Centro di Percussion. Nos palcos de Nova York ele passou a tocar com músicos como Dave Valentin, Paquo Vazquez, Daniel Ponce, Ed Simon e a United Nations Orchestra de Dizzy Gillespie sob a batuta de Paquito D’Rivera.

Seu grande avanço fora do cenário jazzístico veio em 1997 como baterista do álbum “Supernatural” – maior sucesso de Carlos Santana – que lhe rendeu seu primeiro Grammy. Horacio também lidera seu proprio grupo de Latin Jazz, Italuba, como compositor e baterista. Na área didática Horacio Hernandez publicou os prestigiados livros e vídeos educativos Conversations In Clave’ e Traveling Through Time.

Serviço
O que: Workshop Horacio Hernandez na estrada BR 2022
Quando: 12 de maio
Horário: 20h30
Local: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Ingressos e informações: (54) 9.8125.2757 ou (54) 9.8112.7032

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here