Neste sábado (20), a Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves, a partir das 18h, vai sediar um encontro da Cultura Urbana. Promovido pela Nest Panos, vai estar presente o artista paulistano Nobru CZ. Ele traz sua exposição “Letras caíram do céu”. A atividade é gratuita e integrará outras atrações envolvendo shows artistas locais e desfile de apresentação da coleção fazendo a manutenção da cultura hip hop e urbana na cidade.
Nobru CZ está na cidade desde o dia 16 de maio, produzindo os quadros na vitrine da Nest Panos, no Shopping Bento. No total serão cinco quadros; um foi produzido em São Paulo e quatro em Bento. “A exposição é o produto final dos processos criativos e de intervenção do artista que vem acontecendo essa semana na cidade”, destaca um dos organizadores do evento, Pablo Do Rosário.
E buscando promover a cultura urbana e disseminar formas de artes além das convencionais, a Nest Panos também irá promover lives abertas ao público sobre o tema pichação no Youtube e Instagram da marca @nestpanos, além da produção de telas abertas para visitação na loja, localizada no Shopping Bento, no segundo andar dos dias 17 a 19 de maio. Toda a divulgação está acontecendo pelo instagram da @nestpanos.
Programação exposição “Letras caíram do céu”:
Data: 20 de maio
18h: Abertura do evento
Discotecagem Dj Nesca
Pocketshow Raikiri feat Gil Do Tc
Apresentação da Coleção Nobru X Nest
Pocketshow Nobrucz
Cypher
Encerramento
Quem é Nobru CZ:
Artista multimídia nascido em 1984 no bairro da Liberdade, Bruno Martos Teixeira, conhecido como Nobru CZ, traz em suas obras a representação da Pixação, tipografia marginal endêmica do Brasil. A problematização da realidade ao nosso redor e a reflexão de pautas emergentes são pontos centrais do processo criativo de Nobru CZ. O artista trabalha em aspectos aparentemente banais, mas que são reveladores das tensões e contradições sociais. A ironia também está presente de diferentes maneiras em sua produção.
Após cinco anos produzindo em um ambiente restrito, Nobru CZ revelou ao mundo suas obras em 2022. Sua primeira exposição individual, intitulada “SPPARIS”, durou um mês no Bananal Arte, na Barra Funda. Em seguida, participou da ArPa e recebeu o convite para realizar duas exposições no C.C. Tendal da Lapa, “Parede Preta Tinta Branca” ao lado do artista Ágape 87 e “Vitrine”. As exposições reuniram aproximadamente 30 mil pessoas.
Em 2021, Nobru CZ fundou a grife de moda SPPARIS e realizou o primeiro desfile na abertura de sua primeira exposição individual. Foi convidado para lançar o editorial de moda da Coleção “Dispersão” nas galerias de arte A7MA e Oásis RJ. Em 2020, foi premiado com o primeiro lugar em artes visuais pela FUNARTE.
Nobru CZ também tem uma vertente musical e lançou dois álbuns solo, “As Narrativas de Beltrano” e “Pegasus”, além do álbum/livro “Zona de Encontro Musical” com a banda Coligação Z.E.M. Com sua arte múltipla, Nobru CZ traz em suas obras a representação da realidade e a reflexão sobre os problemas emergentes da sociedade.