Imagem: Divulgação

Tempo de Vindima. Tempo de colheita. Em consonância com o período da safra da uva, a Fundação Casa das Artes promove a partir desta sexta-feira (14) a exposição “Bento em Arte” com obras de artistas plásticos de Bento Gonçalves e região, além de contar com peças do Museu do Imigrante que referenciam o tema.

A mostra reúne olhares que evocam cenas, paisagens, do interior de Bento Gonçalves, bem como, de composições permeadas de poesia e de investigação sobre a cultura da uva. Os objetos do Museu do Imigrante selecionados reforçam o laço de identidade tão característico da Capital do Vinho. O barril, a pipa pequena, uma garra de vinho revestida com palha, o funil para uva, a cesta, o bigonel, eram utensílios que auxiliavam na colheita em tempos passados.

O Secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, coloca que a exposição homenageia o cultivo da uva e seus personagens. “Apesar de estarmos vivendo um período de estiagem severa, a mostra também traz uma mensagem de esperança. Ela realça um sentimento de persistência e de garra sobre a relação do homem com a terra, de um legado sempre presente que se constituiu em um de nossas maiores símbolos que é as videiras, a uva, o vinho, e que se segue sendo uma de nossas maiores projeções culturais”.

Serviço
O que: mostra artística “Bento em Arte”
Visitação: a partir desta sexta-feira (14)
Horário: 8h às 17h (sem fechar ao meio-dia)
Onde: Sala Multiuso da Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Entrada gratuita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here