Imagem: Obra de Fábio Prado/Divulgação

Além da exposição coletiva Tudo Papel, a Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves sedia a mostra individual de Fábio Prado, Azul/Blue, que traz, de maneira simplificada, as linhas e formas por meio do abstrato e desenhos em cores monocromáticas.

Em seus novos trabalhos, Fábio explora muito o material que é o papel, utilizando tintas acrílicas e bastões de giz pastel seco. A intenção é transmitir a leveza da carga do material utilizado, voltado para um conceito minimalista. Fábio ressalta que nessa fase atual tem feito estudos e ensaios do abstrato figurativo e de como a cor azul evoca em simbologias.

“Considero uma composição simplificada do expressionismo abstrato e figurativo. Esse tema se estabelece pelo uso do azul, uma cor que transmite tranquilidade e serenidade. Significa para o artista a sua própria reflexão sobre a estética e espiritualidade. O azul permite ao artista trabalhar a sensibilidade num mundo em transformação. Este momento para mim foi como uma busca profunda da essência das cores, assim pude contemplar o resultado obtido em cada trabalho”, destaca.

O artista plástico tem estudado e aprofundado sobre a arte conceitual dos anos 60 e 70 que ocorreu na Europa e Estados Unidos e traz alguns artistas da contemporaneidade como fontes de inspiração deste estudo como Yves Klein, Philip Guston, Franz Kline, Theodoros Stamos e Lee Krasner.

Essa é a décima segunda exposição individual do artista plástico Fábio Rodrigo de Oliveira Prado (Fábio Prado), natural de São Borja. Além de artista plástico, Prado é pintor, muralista, grafiteiro, escultor, restaurador, acadêmico do curso de Arquitetura e urbanismo e também já atuou como gestor cultural em Bento Gonçalves-RS e possui obras no Brasil e no exterior. Participou de exposições coletivas e individuais, nacionais e internacionais. De acordo com crítica especializada, ele faz parte de uma nova geração de artistas gaúchos já reconhecidos internacionalmente e que continuam fazendo parte de uma cultura bastante diversificada.

Serviço
O que: “Azul/Blue”, de Fábio Prado
Período de visitação: até 25 de novembro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h30
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Entrada gratuita