É no mês de maio que manifestações de devoção e respeito à Nossa Senhora de Caravaggio ganham força em Farroupilha, onde está localizado o Santuário Diocesano – isto porque o dia votivo é celebrado no dia 26 deste mês. Por isso, ao longo do mês, pelo menos 3 mil pessoas devem desembarcar só de caravanas para participar de missas e celebrações dedicadas à Mãe de Caravaggio.

São mais de 70 ônibus lotados que chegarão com devotos da santa. Nesta semana, 2,2 mil idosos que integram o projeto Conviver, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Caxias do Sul, lotam as missas da manhã e da tarde no Santuário. A programação do Conviver segue até esta quinta-feira (9), e há caravanas previstas de cidades vizinhas como Garibaldi, Flores da Cunha, Carlos Barbosa e demais municípios da região.

Uma das articuladoras do projeto Conviver, Sandra Cristina da Silva reforça a importância do passeio do grupo ao Santuário ao aliar entretenimento e fé – característica bastante evidente no público da terceira idade.

– É uma atividade que tem participação em massa pela possibilidade de estar seguindo com fé e religiosidade. Quem é da região sabe que é rotina vir ao Santuário fortalecer a fé – comenta.

O Santuário já é espaço de visitação intensa durante o ano inteiro. A estimativa é que ao longo do último ano, quase 2 milhões de pessoas passaram pela igreja. Neste fim de semana, outras duas pré-romarias ocorrem no Santuário. Pela manhã, ocorre a 26ª Cavalgada da Fé, com concentração e saída às 8h do Campus 8 da UCS, e chegada ao Santuário às 11h. Haverá missa campal.

Pela tarde, é a vez da 12ª Pré-Romaria dos Jipeiros. Eles se encontrarão às 14h no Restaurante Ronda Charrua, no início da Rodovia dos Romeiros, com chegada ao Santuário às 15h.

A romaria dos cavalarianos, na verdade, iniciou ainda na quinta-feira com a 1ª Cavalgada da Integração Nossa Senhora de Caravaggio: os devotos sairam a cavalo do Santuário de Canela e devem chegar a Caxias do Sul na sexta-feira, onde se concentrarão para participar da Cavalgada da Fé.

Neste ano, a comemoração ocorrerá nos dias 25 e 26 de maio, sábado e domingo, com expectativa de público semelhante às últimas edições – cerca de 140 mil pessoas são aguardadas nos dois dias de festa, em caso de boas condições climáticas. O lema deste ano atende a um insistente desejo do Papa Francisco, quando pede para que seja vencida a cultura da exclusão, do descartável e da globalização da indiferença: “Com Maria, a Mãe de Jesus, por uma cultura do encontro”.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here