A onda mundial começou com o programa “The Voice”. O reality show que busca talentos da música explodiu nos EUA e se espalhou pelo mundo em um sucesso de audiência e comercial, e hoje já multiplicado por todos os continentes nas mais várias temáticas. E uma das que mais cresce é justamente a do mundo gospel.

No Brasil, um dos países mais religiosos do mundo, o programa “Dom Reality”, que alinha e une o gosto pelo referido estilo musical, a religiosidade e a paixão pelos programas de descobertas de talentos, surpreendei em sua temporada de estreia e agora em sua segunda edição comemora os resultados.

A disputa que inicialmente teve mais de dois mil participantes realiza sua grande final nesta quinta-feira (22), com seis candidatos ao título no palco, para apresentações ao vivo em Niterói, no Rio de Janeiro. Entre estes finalistas, uma única gaúcha, a estrelense Thais Ávila, de 29 anos.

Início
Desde a infância, Thais mostrou forte ligação com a música, em especial a religiosa. “Sou filha de um lar cristão, onde meu pai também é músico e compositor. Ele escrevia músicas, e eu desde pequena cantava em família, naquelas coisas de criança”, diz ela. Logo veio o convite de um pastor para cantar na igreja, de Rio Grande, sua terra natal, onde assim começou aos sete anos. Seu talento não demorou para ser reconhecido e aos dez anos já dividia os estudos e as rotinas de jovem menina com viagens pelo Estado para apresentações em eventos.

Aos 13 anos, veio o primeiro CD e DVD, o que só impulsionou ainda mais uma carreira de já 19 anos de estrada, com presença constante em eventos religiosos, casamentos, e um pouco fora do eixo religioso, também aniversários, formaturas e eventos paralelos. “Viver como cantora não é fácil, para poucos, ainda mais num ramo como o gospel. Imponha a esse desafio o fato de se morar em uma cidade pequena. Por isso nunca pude me dedicar exclusivamente à música”, frisa a estrelense, como se define, onde veio morar há mais de 15 anos para acompanhar seus pais.

Oportunidade
A participação no programa “Dom Reality” foi quase que por acaso. “Recebi no mesmo dia postagens de duas pessoas diferentes, uma amiga e minha mãe, sobre o período de inscrições. No início me senti um pouco desencorajada, mas depois de certa pressão, que hoje agradeço muito, decidi aceitar até como forma de autoconfiança própria e gravei o vídeo que solicitavam”, afirma ela, que faz tratamento para depressão e viu em uma possível frustração um obstáculo inicial para participar.

Como ela foram outros mais de dois mil inscritos de todo o País, através de vídeos solicitados pela produção do programa. “Quando menos esperava, já pouco pensava no programa, recebo o aviso da produção que tinha sido uma das selecionadas para as etapas presenciais e no palco do programa. Para minha surpresa, apenas 30, e a única gaúcha”, ressalta, emocionada, mas orgulhosa e hoje já bem mais confiante e feliz. “Muito devo a aqueles que acreditaram em mim, inclusive me ajudando com custos para viagens e outras coisas necessárias.”

Final
Desde então foram outras seis etapas no Rio de Janeiro, sempre com cinco candidatos dando adeus ao sonho por programa. Thaís avançou em todas e se tornou um dos três finalistas diretos – outras duas cantoras. Outros três finalistas, que também estarão no palco da grande final, saíram de uma não menos disputada repescagem. A final será transmitida ao vivo nesta quinta (22) pelo canal do “Dom Reality Youtube – 2ª Temporada”, quando os seis finalistas terão que cantar músicas autorais.

Fonte: Agora no Vale