Na próxima sexta-feira (12), acontecerá a sessão de autógrafos do livro “Caderno de Anita Garibaldi”, de autoria da professora e escritora Elma Sant’Ana.

O evento será realizado na Praça da Alfândega, no Deck dos Autógrafos da Feira de Porto Alegre, às 17h30 – respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19. O livro poderá ser retirado, gratuitamente, na Banca do Instituto Estadual do Livro (IEL) – instituição da Secretaria da Cultura (Sedac).

Elma Sant’Ana, além de autora do Caderno, é presidente da Comissão Estadual do Bicentenário de Anita Garibaldi. O “Caderno de Anita Garibaldi” é um resumo da obra “Anita Garibaldi: 200 anos”, da mesma autora, e conta um pouco da trajetória da Heroína de Dois Mundos, como Anita era conhecida. O livro é destinado, sobretudo, ao público escolar e também aos estudiosos e interessados na trajetória de Anita Garibaldi, tanto no Brasil como no Uruguai e na Itália.

Bicentenário de Anita Garibaldi
Anita, batizada Ana Maria de Jesus Ribeiro, nasceu nos arredores de Laguna (SC) em 30 de agosto de 1821. Conheceu Giuseppe Garibaldi em 1839, mesmo ano em que ele chegou a terras lagunenses. Foi Garibaldi quem lhe conferiu o apelido. Juntos, estabeleceram uma vida de parceria no amor, na família e na guerra, incluindo a Revolução Farroupilha (1835-1845). Grávida do seu quinto filho, ela adoeceu e morreu na Itália, em agosto de 1849. Sepultada sete vezes, seus restos mortais estão, atualmente, em um monumento da Colina do Gianícolo, em Roma, e o país a considera como Mãe da Pátria Italiana. No Brasil, Anita está inscrita no Livro dos Heróis da Pátria, no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.

Serviço
Sessão de Autógrafos do Livro “Caderno de Anita Garibaldi”, de Elma Sant’Ana
Data: 12 de novembro, sexta-feira.
Horário: 17h30
Local: Praça da Alfândega (Deck dos autógrafos da Feira do Livro) em Porto Alegre

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here