É do Paraná o melhor Cabernet Sauvignon produzido no Brasil. A honraria foi conquistada pela Vinícola Franco Italiano, de Colombo, vencedora da 8ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil, uma das premiações mais importantes do gênero no país e que esse ano aconteceu no Rio de Janeiro, dias atrás.

Neste ano foram avaliadas, às cegas, 1071 amostras, divididas em 41 categorias. A Vinícola Franco Italiano, de Colombo, foi campeã em duas categorias: Teroldego e Cabernet Sauvignon, neste dividindo a primeira colocação com a Nova Pádua, do Rio Grande do Sul. É a primeira vez que uma vinícola do Paraná é campeã de categoria, ou seja, escolhida como a melhor produtora do Brasil de um determinado tipo de vinho.

O Cabernet Sauvignon premiado chama-se Censurato. As uvas vêm de Dois Lageados (RS), onde a vinícola tem uma área de 1 hectare especialmente para a elaboração desse vinho, que só é produzido quando as safras atingem a qualidade pré-requisitada. Como ocorreu com essa safra 2011, premiada agora. Aliás, em suas diferentes safras, o Censurato já acumula nove prêmios, dentre os nacionais e internacionais.

São 12 meses em barricas de carvalho de primeiro uso, o que proporciona uma bebida rica em aromas de ameixa e amora, com notas de carvalho e baunilha e taninos macios. O vinho custa R$ 47 e está disponível na sede da vinícola, em Colombo, ou via delivery para Curitiba.

O outro vinho premiado é o Wine Club Franco Italiano Teroldego, também considerado o melhor do Brasil nesta categoria de uva – mais rara por aqui, mas uma variedade amplamente cultivada no Alto Adige, região vinícola no norte da Itália. O Wine Club reúne amantes do vinho que participam de toda a produção da bebida, desde a escolha da uva até a prova da bebida, quando todos decidem quando deve ser engarrafada. Cada participante compra cotas que, ao fim do processo, são revertidas em garrafas do vinho produzido. A vinícola realiza frequentemente novas edições do Wine Club e está sempre aberta a novas adesões de interessados de acompanhar e participar da elaboração dos vinhos.

Fonte: Gazeta do Povo/ Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here