Viva com Saúde

Viva com Saúde – 12/05/2025 – Como usar a voz para reduzir o estresse

Foto: Freepik
Foto: Freepik

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre como usar a voz para reduzir o estresse e acalmar-se.

Na década de 1990, o psicólogo e pesquisador Stephen Porges propôs a teoria polivagal, que vincula o relaxamento do sistema nervoso à respiração, aos batimentos cardíacos, ao sistema digestivo e à voz. A teoria não foi universalmente aceita, mas, nos últimos 30 anos, pesquisas demonstraram que controlar as vibrações no pescoço pode estimular a resposta de relaxamento, semelhante a outras técnicas de mindfulness.

A vibração das pregas vocais estimula o nervo laríngeo recorrente, que se integra ao nervo vago. Qualquer vocalização que tenha prosódia –canto, cantarolar, entoar– provocará uma resposta parassimpática em nosso sistema nervoso que nos permite descansar, digerir e nos recuperar.

Você pode praticar a voz em qualquer lugar. Leva de três a cinco minutos, embora sessões mais longas provavelmente tenham resultados mais perceptíveis. Seja sentado ou em pé, certifique-se de que suas costas estejam retas, mas relaxadas.

Cantarolar é o primeiro passo mais fácil, e pesquisas mostram que isso pode ajudar você a relaxar.

Em um estudo que comparou os efeitos calmantes do cantarolar, exercícios e sono, o cantarolar resultou no menor índice de estresse para os participantes, com efeitos cardiovasculares, respiratórios e psicológicos positivos. Outro estudo mostrou que o cantarolar pode ter efeitos positivos na parte do cérebro que controla o humor, a ansiedade, a cognição e a memória.

Você pode incluir alguns minutos de cantarolar em praticamente qualquer rotina: adicione-os ao final de um treino ou cantarole no caminho para o trabalho, na hora de dormir ou no banheiro antes de uma reunião importante.

Incorporar vibrações internas, como um zumbido suave, muitas vezes promove um relaxamento ainda maior, dizem especialistas. Esse processo permite que as pessoas saiam do seu próprio caminho, aprimorando sua criatividade e liberdade geral na expressão vocal.

Helen Lavretsky, professora de psiquiatria e diretora do programa de pesquisa sobre humor, estresse e bem-estar na terceira idade da UCLA, estudou os benefícios fisiológicos do canto. Cantar regula a respiração, disse ela, acalmando o sistema nervoso e “melhorando o sono, reduzindo a inflamação, além de poder ter efeitos antienvelhecimento”.

Estudos mostram que usar nossas vozes em conjunto também cria corregulação. Aprender a fazer este trabalho em conjunto com outras pessoas sem se apresentar para elas pode ser uma experiência revolucionária.