Imagem: Freepik/Reprodução
Imagem: Freepik/Reprodução

Nesta quarta-feira, dia 31 de dezembro, há diferentes celebrações municipais espalhadas pelo país. É feriado em algumas cidades do Brasil.

Lei 9.093, de 1995, atribui aos Estados a competência para estabelecer um feriado estadual, destinado à comemoração de suas datas magnas.

Essa mesma lei concede aos municípios a competência, através de leis municipais, de estabelecerem quatro feriados municipais, dentre eles a Sexta-Feira Santa.

Dia 31 de dezembro é feriado?

  • Dia 31 de dezembro é feriado em algumas cidades do Brasil, segundo o calendário da Febraban.

Cidades com feriado no dia 31 de dezembro

UFCidade
ALBATALHA
BACAMAMU
BACURACA
BASANTANOPOLIS
BATANQUE NOVO
CEUBAJARA
MAFORTALEZA DOS NOGUEIRAS
MAGONCALVES DIAS
MGATALEIA
MGBOM JESUS DO GALHO
MGCONSELHEIRO PENA
MGITAGUARA
MGITINGA
MGJACINTO
MGPADRE PARAISO
MGRUBIM
MGSAO GONCALO DO ABAETE
MGSAO JOAO DA PONTE
MGSAO PEDRO DOS FERROS
MGSIMONESIA

UFCidade
MTARIPUANA
PBPAULISTA
PBSERRARIA
PEALAGOINHA
PEITAMARACA
PEPALMEIRINA
RJCORDEIRO
RNTANGARA
RRCARACARAI
RSALEGRIA
RSTAPEJARA
SCFRAIBURGO
SCLONTRAS
SPALTAIR
SPIPORANGA

Qual a diferença de feriado e ponto facultativo

ponto facultativo é uma questão de dúvida para trabalhadores e estudantes. Afinal, o que diferencia os dois termos?

Feriados

Os feriados são datas comemorativas oficialmente reconhecidas pelo governo. Dessa forma, atividades laborais e comerciais são normalmente suspensas. Feriados são estabelecidos por lei, e quem trabalha em datas comemorativas oficiais geralmente recebe compensação financeira por isso.

Ponto facultativo

ponto facultativo, por outro lado, é um dia em que atividades não são obrigatórias para determinadas categorias ou ainda oficializadas por lei. Na essência, o ponto facultativo permite a dispensa do trabalho, porém, a empresa pode optar por operar durante a data.

Quais os feriados nacionais em 2026?

Para quem já está organizando a agenda para o ano que vem, é importante ficar atento ao calendário de feriados em 2026 no Brasil. Já é possível fazer uma estimativa de pontos facultativos nas datas a partir de calendários antigos.

Nove folgas caem durante a semana em 2026, começando pelo dia 1º de janeiro, que será celebrado em uma quinta-feira. A Paixão de Cristo (Sexta-feira Santa) ocorrerá no dia 3 de abril, seguida por Tiradentes, em 21 de abril, uma terça-feira. O Dia do Trabalho, em 1º de maio, cairá em uma sexta-feira.

No segundo semestre, a Independência do Brasil, em 7 de setembro; Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro; e Finados, em 2 de novembro, serão comemorados em segundas-feiras. 

Já o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro, e o Natal, em 25 de dezembro, acontecerão em sextas-feiras.

O que diz a CLT sobre trabalho nos feriados

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina de forma geral a folga em feriados nacionais e religiosos e aos domingos para que o trabalhador possa ter momentos de lazer, algo garantido pela legislação brasileira. No entanto, nos últimos anos, tem se ampliado a flexibilização dessa regra, mediante acordo dos sindicatos com as empresas.

Cada sindicato pode firmar esses acordos de diferentes maneiras. Por isso, é importante se certificar sobre quais sindicatos autorizam o trabalho nesses dias, quais o proíbem e entender a lógica de funcionamento das cláusulas firmadas.