O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) vai realizar a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente (CIMA) em 29 de janeiro na UCS – Campus Bento Gonçalves. É a primeira etapa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.
O credenciamento online foi realizado até o último dia 17. Para as vagas remanescentes, poderá ser feito o credenciamento de forma presencial no próximo dia 29, das 8h às 8h30.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo link: https://docs.google.com/forms/d/10b3QnQKar0kss5Xwe55zEHlbrvvFiv7kUws0q3S1hFQ/edit
A 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente:
– Constitui-se em instância de participação social que tem por atribuição a definição de propostas sobre Emergência Climática para subsidiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima.
– Tem por objetivo analisar, propor e deliberar propostas com base na realidade intermunicipal, e eleger pessoas delegadas para Conferência Estadual do Meio Ambiente, nos termos da Portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) n.º 1.079, de 10 de junho de 2024, que convoca a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente – 5ª CNMA.
– Os municípios consorciados poderão realizar encontros preparatórios com o objetivo de debater os eixos temáticos, devendo informar a data de sua realização à Comissão Organizadora Intermunicipal.
Poderá participar da Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente qualquer pessoa maior de 16 anos, devidamente inscrita, assegurando a ampla participação de representantes da sociedade civil e do poder público.
A 1ª CIMA tem como tema “Emergência Climática” e está organizada em 5 eixos:
I – Mitigação
II – Adaptação e preparação para desastres
III – Transformação Ecológica
IV – Justiça Climática
V – Governança e Educação Ambiental
Na 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente serão definidas as propostas e eleitos os delegados que representarão as cidades na Conferência Estadual do Meio Ambiente, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de março de 2025, em Porto Alegre. Dois meses depois, de 6 a 9 de maio, será realizada a Conferência Nacional, em Brasília.