Bento Gonçalves possui uma comunidade multifacetada, com diversas culturas expressas em saberes e fazeres, nos segmentos artísticos e em tantas outras ações e atividades que promovem o processo vivo do município. E o canto coral, além de trazer uma característica universal, também traz particularidades, realizando um diálogo próprio que evidencia a força da arte e da cultura.

Neste ano, foram prestigiados diversos eventos da área, sendo o último o I Festival Internacional de Coros. E agora mais um integra o movimento no município com o 2º Festival Haitiano de Música que ocorre neste sábado (28), a partir das 16h30, na Fundação Casa das Artes. Participam do evento os coros Herdeiros do Rei, criado em 2000, de Caxias do Sul, Coral Jovem de Bento Gonçalves e God’s Messenger, fundado em 2007, no Haiti.

De acordo com Emmanuel Lefleur, um dos organizadores do 2º Festival de Música Haitiana, o evento também vai ser exibido de forma online. “Para marcar nossa presença em Bento Gonçalves e fazer alusão a uma data histórica do meu país, para comemorar e louvar e agradecer a Deus. Quero mostrar para outros haitianos como o respeito e o amor que vocês aqui tenham para nós. E esse festival vai estar ao vivo para que pessoas da França, Estados Unidos, Canadá, Santo Domingo, Togo, entre outros”.

O Secretário de Cultura Evandro Soares ressalta que o Festival evidencia a integração e o fortalecimento das práticas culturais no município. “É de extrema importância fomentar e difundir todas as formas de vida cultural e artística em Bento Gonçalves. E o evento de música haitiana expressa um comprometimento de acessibilizar os estilos de música manifestados. Assim, convidamos o público a prestigiar mais um evento do canto coral, dando destaque à diversidade desta área no nosso município”.

A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de 1 kg de alimento não-perecível.

Serviço
O que: 2º Festival Haitiano de Música
Quando: 28 de outubro
Horário: 16h30min
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Realização: Secretaria de Cultura
Entrada gratuita