Será apresentada nesta quinta-feira, 21 de novembro, no Complexo Administrativo Municipal de Bento Gonçalves, a peça de teatro “Fragmentos D’Elas”, tendo no elenco as atrizes Mônica Blume, Marina Martins e Raquel Peres. A primeira apresentação ocorreu no dia 08 de novembro, na Fundação Casa das Artes, com “As Phynas em Fenabephy”, comédia entre duas amigas que se reencontram.

Já “Fragmentos D’Elas” tem um caráter mais sério, trazendo para a cena três atrizes que retratam o universo feminino e suas inquietações, baseadas em uma pesquisa com diversas mulheres. Dentre essas inquietações, habitam o abuso, a violência, os padrões, os absurdos e o silêncio. O jogo teatral evoca escritores clássicos da dramaturgia como Shakespeare, Eurípides, Tchekov, Lorca e Nelson Rodrigues. No final da peça, é aberto um diálogo com o público.

A peça vem sendo encenada desde 2021, de lá para cá “Fragmentos D’Elas” vem tendo uma boa recepção pelo público. A atriz Mônica Blume ressalta de como está sendo integrado à agenda social e cultural as questões abordadas pela peça. “É um trabalho bem importante. O que a gente percebeu é que as pessoas querem conversar sobre porque o assunto é bastante delicado, sensível, como é ser mulher no contexto em que vivemos. A peça de teatro é um canal para o público também se expressar, pois o teatro é instrumento de reflexão, que pode vir a se tornar uma transformação”.

O Festival Movimenta Cena Sul é uma realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro, com patrocínio de Banrisul. Conta com o apoio de Multipalco, Theatro São Pedro, Instituto Estadual de Artes Cênicas, Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria de Cultura, SP Escola de Teatro, APTR e Associação dos Artistas Amigos da Praça.

Serviço
O que: Fragmentos D’Elas
Quando: 21 de novembro
Horário: 14h
Onde: Auditório do Complexo Administrativo Municipal – Rua Dez de Novembro, 190
Entrada gratuita

Ficha técnica do espetáculo
Elenco: Marina Martins, Mônica Blume e Raquel Peres
Concepção: Coletiva
Direção: Nicoli Maziero Mathias
Dramaturgia: Autoral e adaptações de textos de Shakespeare, Eurípides, Tchekov, Lorca e Nelson Rodrigues
Fotografia e identidade visual: Artur Accorsi
Operação de som e luz: Diane Schizzi Becker