Na próxima semana, dia 11 de junho, a partir das 19h, ocorre na Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves os Fóruns Setoriais de Cultura. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura e pelo Conselho Municipal de Política Cultural, visando escolher os representantes da sociedade civil para compor o Conselho, mandato de dois anos, e a Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC), mandato de um ano.

Os Fóruns Setoriais de Cultura são instâncias fundamentais para o asseguramento e continuidade das políticas públicas para o setor, onde se promove um diálogo democrático entre a sociedade civil e o poder público.

Assim, faz-se necessário ter uma periodicidade, conforme a lei, na composição dos membros do Conselho e da Comissão para que se tenha um comprometimento renovado com as classes artísticas, sendo necessário eleger participantes da sociedade civil nos seguintes segmentos: Artes Cênicas; Dança; Audiovisual e Áudio; Música; Artesanato; Cultura Afro-Brasileira; Museus e Arquivo Público e Histórico.

A Comissão Municipal de Incentivo à Cultura é o órgão responsável por analisar, selecionar e emitir pareceres sobre a viabilidade técnica, econômica e financeira dos projetos concorrentes aos Editais do Fundo Municipal de Cultura (FMC). Os pareceres são encaminhando-os para nova análise e deliberação final pelo Conselho Municipal de Política Cultural. Para participar da CMIC é necessário ter Residência fixa em Bento Gonçalves há pelo menos dois anos e comprovação de atuação na área ou segmento há mais de três anos.

A atual presidente da CMIC, Aline Turcatto, destaca sobre a experiência que teve no órgão. “Há um ano atuo na CMIC de Bento Gonçalves, aprendi muito sobre a análise de projetos e a importância da Cultura para o município. Minha experiência com projetos era a de produtora cultural, não entendia algumas coisas. Penso que todos os que têm interesse em participar com projetos de incentivo à cultura devem, ao menos uma vez, fazer parte da CMIC como sociedade civil”.

A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Daniela Sandrin Copat, ressalta a importância. “O chamamento para a sociedade civil participar do Fórum Setorial de Cultura é mais do que um simples cumprimento legal. É um ato democrático e de cidadania para que a inclusão da sociedade civil no CMIC possa garantir que as políticas culturais sejam representativas, transparentes, democráticas e eficazes. É importante que, quem atua com a cultura como um empreendimento, também possa contribuir para que esses dois órgãos primem pela diversidade, pela responsabilidade e desenvolva uma conexão direta com as necessidades culturais da comunidade”.

O Secretário de Cultura, Evandro Soares, destaca que os Fóruns Setoriais de Cultura “expressam uma legitimidade estruturante para o processo de fomento à cultura no município. É necessário a presença de todos os fazedores da cultura para termos uma sinergia duradoura para a promoção da participação social, dos meios e recursos. Fazer parte do Conselho e da Comissão é garantir a plena liberdade de expressão das demandas culturais e de sua fruição junto a sociedade”.

Programação
19h – 19h20 – Credenciamento
19h30 – Abertura
20h – Reuniões por segmentos:
– Artes Cênicas;
– Dança;
– Audiovisual e Áudio;
– Música; Artesanato;
– Cultura Afro-Brasileira;
– Museus e Arquivo Público e Histórico.
21h – Retorno ao Cinema para a Plenária. Início das apresentações das demandas dos setores e dos eleitos;
21h45 – Apresentação e aclamação dos eleitos para o CMPC