Imagem: Divulgação/EMI Paulo Freire

A Semana Mundial do Brincar é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Todos os anos, acontece em torno da data de 28 de maio, consolidada em 1998 como o Dia Internacional do Brincar. Neste ano a mobilização está acontecendo de 21 a 28 de maio. As escolas municipais já estão preparadas para dar, ainda mais, espaço para o brincar, garantindo assim a efetivação desse direito tão importante para as crianças que está preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Brincar é um assunto sério e precisa estar no cotidiano da criança. A brincadeira é essencial para a sua vida, possibilitando vivências lúdicas que proporcionam benefícios para o ser humano, individual e coletivo, auxiliando-o na construção de identidades e de regramentos.

A brincadeira contribui para o crescimento da criança, como destaca o supervisor pedagógico da Educação Infantil da Secretaria de Educação, Dejair Bento. “As escolas estão organizando atividades que envolvem os elementos da natureza, o brincar do lado de fora da escola, ou seja, explorar os espaços externos de modo a oferecer as crianças o contato com a natureza. Cada escola terá sua programação, que irá contemplar brincadeiras e jogos garantindo assim os eixos que estruturam as práticas pedagógicas na educação infantil, bem como garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”. 

Dessa forma, o brincar se expressa em atividades como caça ao tesouro, brincadeiras musicadas, construções com materiais não estruturados, brinquedos infláveis, resgate de brincadeiras antigas, dentre outras.

A diretora da EMI Educador Paulo Freire, Valdiandra Michelin, coloca que o brincar é um potente veículo de aprendizagem na educação infantil. “É através dele que a criança explora, se comunica e estabelece relações com as demais. Pensamos em uma Semana do Brincar que oportunizasse experiências variadas, lúdicas e estimuladoras. Como passeios a parquinhos e recantos onde as crianças pudessem ter muito contato com a natureza, pois acreditamos que ela leva a criança a um aprendizado com muito significado. É galho que vira espada, é folha que vira barquinho”.

A diretora da EMI Bom Pastor, Lina Ana Zeni, coloca que o educandário está abordando os elementos da natureza. “Os elementos da natureza, terra, fogo, água e ar, são norteadores desta semana. Através de vivências e momentos lúdicos as crianças terão a oportunidade de atividades super planejadas pelas Educadoras, experienciar e fazer muitas descobertas interessantes”. 

A Secretária de Educação Adriane Zorzi ressalta que “o brincar auxilia na socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, socioafetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, realizam trocas com seus pares e adultos, aprendem, constroem, exploram, criam hipóteses, reinventam e se movimentam. Nesta semana as escolas têm mais um momento de divulgação do seu trabalho, de mostrar o que acontece quando as crianças brincam e como aprendem a partir do lúdico”.