A Serra Gaúcha é um dos destinos mais procurados por turistas de diversas partes do Brasil. Neste contexto, Bento Gonçalves tem despontado nos últimos anos como uma das principais escolhas para visitação. Mesmo em período de pandemia (época de grande impacto para a economia e o turismo), a Capital Brasileira do Vinho demonstra excelente desempenho frente a outros municípios. De acordo com uma pesquisa do Marcas de Quem Decide, organizada pelo Jornal do Comércio em parceria com a Qualidata, Bento está na segunda posição estadual entre os destinos mais lembrados e preferidos do Rio Grande do Sul, atrás apenas de Gramado e à frente de Canela, Torres e Cambará do Sul.

O Secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, comemora o fato de Bento estar em destaque no turismo estadual. “É resultado de um novo posicionamento na forma de promoção de nosso destino turístico. O trabalho do turismo não é recente, é de anos, e acredite, mais de 50 anos com certeza. O que propomos à frente do trabalho da secretaria foi potencializar a força de cada rota, cada atrativo em um grande destino. Resgatamos nossa identidade cultural, colocamos à frente nossa essência para o Brasil todo ver. As estratégias que utilizamos deram certo e ainda temos um caminho brilhante a explorar e a descobrir. Sem dúvidas o turismo de Bento trará ainda muitas alegrias”, promete.

Parisotto comentou ainda sobre o fato de o município estar entre os melhores do Estado, mesmo sendo num período de pandemia. “O que nos surpreende é que, mesmo com todos os problemas da pandemia, Bento Gonçalves cresceu no ranking. Isso é uma importante evidência que comprova que as ações que estamos realizando estão gerando resultados positivos. Não é a questão de ser o segundo, a questão é a evolução, isso nos dá grande satisfação e a certeza de que estamos no caminho certo e precisamos fortalecer ainda mais todo o trabalho realizado até aqui. Quero acreditar que quando tudo passar o turismo será a grande economia do país, porém vai depender muito a visão dos envolvidos em entender o potencial reprimido que está acontecendo nesse momento”, destaca.

O que diz a Presidente do COMTUR
O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), criado em 1965, tem sido um importante protagonista no incentivo para o desenvolvimento do turismo em Bento Gonçalves. A Presidente Márcia Ferronato, atuante na área, destaca a união de forças, que segundo ela, tem feito a diferença para o desenvolvimento do turismo na cidade.

“Bento vem ganhando o mundo. A união do trade e poder público, a força empreendedora, o produto Bento que é inspirador e a diversidade na oferta de experiências faz a diferença. O olhar para o turismo como matriz econômica vem conquistando espaço e trazendo resultado. Nestes tempos tão atípicos notícias assim renovam a esperança e sinalizam que estamos no caminho certo. A prova da acessão de Bento no cenário turístico, resultado desta rede e trabalho, está comprovada ao observar os percentuais. Lá em 2018 a marca Bento era lembrada por 5,7%, em 2021 mesmo com a pandemia soma 12,2%. É emocionante acompanhar esta evolução e reconhecimento”, comemora.

Márcia destaca ainda o trabalho em conjunto com a Secretaria de Turismo e a criação do selo Ambiente Limpo e Seguro. “A pandemia trouxe incertezas, precisamos estar unidos para superar. Assim, desde abril de 2020 temos um grupo de trabalho, coordenado pelo Secretário de Turismo Rodrigo, olhando e agindo para enfrentar e superar. Desta união e compartilhamento entre SEMTUR, entidades ligadas ao turismo/Comtur e trade nasce o projeto e implantação do Selo Ambiente Limpo e Seguro e seus desmembramentos com qualificação, monitoramento, divulgação. Fato que trouxe a adesão e compromisso dos empreendimentos além de protocolos. Seguimos abnegados apoiando uns aos outros, pois a pandemia foi e está sendo mais dura do que imaginávamos”.

Bento Convention Bureau e o turismo
O Bento Convention Bureau também tem um importante papel no incentivo ao turismo em Bento Gonçalves e tem feito a diferença com ações realizadas nos últimos anos. A Presidente Gabrielle Signor Rodrigues destaca os trabalhos em tempos de pandemia. “Bento Gonçalves foi destaque nacional em 2020 diante de um cenário extremamente desafiador. O Comitê Pró-Turismo Bento criou o 1º selo de Ambiente Limpo e Seguro do país no final de abril. Em maio, a Semtur já estava visitando e certificando os empreendimentos. Formamos o Observatório Turístico de Enfrentamento à Covid com um estudo inédito realizado por seis instituições de ensino superior. Realizamos o 1º evento teste do Brasil – a simulação de uma feira em agosto, para evidenciar que os eventos corporativos poderiam retomar com segurança. Não paramos de capacitar agentes de viagens sobre nosso destino e de realizar ações para adaptar nossas experiências e proporcionar vivências memoráveis a nossos visitantes com toda a segurança que o momento exige”, destaca.

O lançamento do vídeo sobre Bento
O Bento Convention Bureau com o apoio de todas as entidades que compõem o Comitê Pró Turismo Bento e da Secretaria de Turismo lança nos próximos dias um vídeo promocional, evidenciando as atividades turísticas sendo realizadas com todos os protocolos. Gabrielle destaca a importância e o objetivo do lançamento do vídeo, que segundo ela refletirá de forma positiva para o município, evidenciando um turismo seguro.

“O objetivo é despertar o desejo do turista responsável em visitar nosso destino, cumprindo todos os protocolos. É possível turistar com responsabilidade. De forma, gradual, com toda a responsabilidade que o momento exige, visualizo um fluxo maior de pessoas vivenciando os encantos de Bento Gonçalves. Uma coisa é fato: a cada dia temos mais pessoas vacinadas e imunizadas. Os destinos mais lembrados e que se posicionarem transmitindo segurança, com certeza serão os escolhidos para os momentos de lazer e relaxamento”, acredita.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here