Proporcionar acesso a tecnologia, cultura e fomentar a Leitura são prioridades da Administração Pública. Nesta perspectiva, nesta quinta-feira, 13, a Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Fundação Casa das Artes e Biblioteca Pública Castro Alves entrega para a população de Bento Gonçalves mais uma ação de caráter permanente. A Biblioteca Digital vem somar e ampliar os serviços de empréstimo de livro, pesquisa e salvaguarda do acervo.

Bento Gonçalves é pioneira no Estado, onde uma biblioteca pública adquire um acervo digital. O projeto foi contemplado em 2018 por Edital do Governo Federal com recursos de R$ 100 mil. Com este aporte foram obtidos dispositivos de leitura de livros digitais (tablets), móveis para o novo espaço e a licença para acesso de uma plataforma de livros digitais.

Esta plataforma conta com um acervo de mais de 30 mil títulos de gêneros como infantis, infantojuvenis e adultos e em vários idiomas, além de jornais e revistas do mundo todo. O acesso à plataforma será gratuito e destinado livremente a toda a população residente em Bento Gonçalves por meio do site e do aplicativo Árvore dos Livros.

Também a Biblioteca Digital tem um espaço físico próprio em formato de sala que possui 4 mesas, 16 cadeiras, 10 pufes, 1 armário, 1 tapete, 1 projetor e 30 tablets. A sala será disponibilizada para projetos culturais e literários desenvolvidos pela instituição e será destinada sua utilização a grupos fechados, como escolas, integrantes da melhor idade, e outros a serem definidos posteriormente. Vale ressaltar que a sua abertura será realizada mediante o melhoramento do cenário sanitário provocado pela pandemia da COVID-19.

Para bibliotecária da Biblitoeca Pública Castro Alves, Paula Porto “a implantação da Biblioteca Digital vai potencializar o acesso democrático ao livro e à leitura, ampliando nossos serviços e possibilitando assim atingir um maior número de usuários. Desejamos que a comunidade usufrua desta nova ferramenta ofertada. Afinal, uma biblioteca é feita de pessoas, além de livros. É para elas que existimos e damos o nosso melhor todos os dias”.

Para liberação do acesso é necessário:
Enviar e-mail para bibliotecadigitalbg@gmail.com com os seguintes documentos: Documento de identidade e comprovante de endereço atualizado.

Observações:
– A liberação do acesso tem prazo máximo de até um dia útil após a solicitação do usuário, via e-mail;
– O usuário receberá por e-mail um login com o link e instruções sobre a plataforma;
– É de extrema necessidade o envio do documento de identidade (que mostre a data de nascimento), pois o conteúdo será liberado conforme a faixa etária.

Renovação do acesso:
A renovação ocorrerá conforme disponibilidade de logins, a solicitação pode ser feita pelos telefones: (54) 3452-5344 / 3451-8977 ou pelo e-mail: bibliotecadigitalbg@gmail.com, enviando somente o nome completo.

Prazos de acesso:
– De 5 a 13 anos: 15 dias;
– 14 anos ou mais: 25 dias

Como funciona a plataforma:
– O acesso poderá ocorrer de qualquer lugar por meio de computador, celular ou tablet;
– O leitor poderá acessar através do site: https://www.arvoredelivros.com.br/ ou baixar o aplicativo de celular “Árvore de Livros”, que é compatível com todos os sistemas operacionais, e permite ao usuário baixar até 3 (três) livros e ler off-line. Assim a leitura pode ser feita mesmo sem acesso à internet. O software da plataforma não permite cópias e download, cumprindo a legislação de direitos autorais;
– Com o login liberado, o leitor pode entrar no site da plataforma ou no aplicativo e escolher livremente entre as obras que estarão disponíveis de acordo com sua faixa etária;
– O sistema é bastante simples e permitirá a busca por autor, gênero ou assunto. É possível ler até três livros por vez e a plataforma permite que a leitura seja continuada de onde parou;
– Mesmo que um leitor esteja lendo um determinado livro, é possível que outras pessoas também possam ler, já que o acesso é virtual. Isso permite um alcance maior de obras a diferentes pessoas.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet / Site

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here