O vinagre é usado como tempero, remédio e até produto de limpeza há milênios. Ele é conhecido por ser um excelente conservante natural, pois possui ácido acético – um poderoso antimicrobiano. Apesar da fama, há muita desinformação em relação aos reais benefícios do vinagre no organismo, principalmente por causa da variedade de vinagres que existe – um vinagre balsâmico e um vinagre de maçã vão ter diferentes propriedades e efeitos no corpo humano.

Em geral, o vinagre não possui muitos nutrientes, mas é conhecido por reduzir o nível de glicose no sangue, auxiliar na perda de peso, ser uma boa alternativa de tempero com poucas calorias e um poderoso antioxidante. Entenda para que serve o vinagre e quais as suas reais propriedades:

1- Ajuda a perder peso
Estudos mostram que o vinagre tem a propriedade de aumentar a saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos. Voluntários que consumiram duas colheres de vinagre diariamente por quatro semanas perderam peso, enquanto os que tomaram a mesma quantidade de suco de oxicoco ganharam peso. Um estudo publicado na revista “Biociência, Biotecnologia e Bioquímica” em 2009 mostra que entre os benefícios do vinagre está a redução de peso, de gordura, do índice de massa corporal e da circunferência da cintura significantemente. Outra pesquisa mostrou que pessoas que consumiram vinagre junto com uma dieta rica em carboidratos consumiram menos calorias no resto do dia, entre 200 e 275 calorias diárias a menos.

2- Aumenta a absorção de minerais
Por ser rico em ácidos como o ácido acético, o vinagre é responsável por aumentar a absorção de vários minerais que ingerimos. Muitas verduras que são ricas em nutrientes também trazem componentes que dificultam a absorção dos mesmos. Então, temperar a comida com vinagre ou beber um tônico de vinagre e água antes das refeições pode ser a ajuda que seu corpo precisa para conseguir os minerais necessários para se manter saudável. Por exemplo, folhas verdes escuras são famosas por serem boas fontes de cálcio. Porém, muitas inibem a absorção. Então, folhas verdes escuras temperadas com vinagre são uma excelente fonte de cálcio.

3- Controla o nível de açúcar no sangue
Os vinagres estão ficando famosos por ajudar pessoas que sofrem com diabetes tipo 2 a controlar o nível de açúcar no sangue. O vinagre consegue desativar algumas enzimas digestivas que transformam os carboidratos em açúcar, desacelerando a entrada do açúcar na corrente sanguínia. Ao diminuir a entrada, o vinagre dá tempo para o corpo tiraraçúcar do sangue e evita que se acumule açúcar demais no sangue. Um estudo publicado pela Associação Americana de Diabetes mostrou que vinagre pode ser uma grande ajuda para os diabéticos. No estudo, 21 pessoas com diabetes tipo 2 ou com resistência a insulina e mais oito voluntários sem condições similares receberam uma solução contendo cinco colheres de vinagre, cinco de água e uma de sacarina dois minutos depois de comer uma refeição rica em carboidratos. Ao medirem o nível de açúcar dos participantes antes da refeição, 30 minutos depois e novamente 60 minutos depois, foi possível perceber que a sensibilidade à insulina dos participantes com diabetes aumentou 19% e, nos com resistência à substância, 34%. Ou seja, o corpo se tornou mais receptivo à insulina. Além disso, quem não sofria com nenhum doença relacionada também teve redução dos níveis de açúcar no sangue.

4- Possui propriedades antioxidantes
Cada vez mais se fala da a importância dos antioxidantes para a saúde do corpo, mas para que serve? Eles combatem os radicais livres que causam estresse oxidativo e aceleram o envelhecimento do corpo como um todo, além fortalecer o sistema imunológico e prevenir o aparecimento de tumores cancerígenos. Estudos mostram que o vinagre de arroz chamado Kurosu é o mais promissor quando se trata de evitar câncer. Uma pesquisa mostrou que ele inibe o crescimento que várias células cancerígenas, incluindo de cólon, pulmão, mama, bexiga e próstata.

5- Coração saudável e pressão sob controle
Um artigo publicado pelo Jornal da Ciência da Comida explica que um coração saudável e a prevenção de doenças cardiovasculares estão entre os benefícios do vinagre. O vinagre de maçã possui ácido clorogênico que evita a oxidação do LDL (colesterol ruim) – o que causa aterosclerose, que pode bloquear o fluxo sanguíneo e levar a um ataque cardíaco ou a um enfarte. Além disso, um estudo feito com ratos aponta que o vinagre também serve para baixar a pressão sanguínea e o colesterol.

6- Acaba com o refluxo ácido
Quem convive com refluxo ácido sabe o quão desagradável pode ser. Isso acontece quando há pouco ácido no estômago. Para aumentar a quantidade de ácido no estômago e evitar este mal estar, consuma vinagre diariamente. Veja também: 13 Alimentos Para Quem Tem Refluxo

7- Cérebro jovem e saudável
Pesquisas recentes mostram que entre os benefícios do vinagre, está a melhora das funções cognitivas dos seres humanos. Além disso, as acetobactérias (bactéria do ácido acético) produzem substâncias importantes para a construção dos tecidos do cérebro, mantendo-o jovem e saudável.

8- Alternativa para produtos ricos em gorduras saturadas e cálcio
A maioria dos temperos e condimentos são ricos em calorias, gorduras saturadas e cálcio. Ao invés de usar maionese, mostarda e outros temperos prontos, tempere a comida com vinagre. Ele é rico em sabor, saudável e possui pouquíssimas calorias (apenas 25 em meio copo). Assim, ele pode ajudar a manter a sua dieta saudável.

Fonte: Mundodaboaforma / Foto: Reprodução Internet

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