O Bazar Santo Antônio, um dos serviços de caridade da Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, precisa da doação de roupas e agasalhos para manter o atendimento às pessoas em vulnerabilidade social. No espaço, localizado junto ao estacionamento inferior da Paróquia, são oferecidas peças para doação, gratuitamente, e também vendidos artigos de vestuário a preços simbólicos, que em 2020 já somam mais de R$ 10 mil, revertidos em alimentos para a Casa Pão dos Pobres e outras entidades do município.

A comunidade é convidada a fazer doação de agasalhos e cobertores, bem como utensílios de cama, mesa e banho, em bom estado de uso, no Santuário Santo Antônio, no Dia Votivo, 13 de novembro. Os donativos também podem ser levados à Secretaria Paroquial, diariamente, em horário comercial, ou no Bazar, nas segundas e quartas-feiras à tarde. A equipe de voluntários também faz o deslocamento para buscar os donativos quando necessário. Para isso, basta fazer contato pelo fone (54) 3452-1634.

Este serviço da Paróquia recebe pessoas de toda a cidade, que buscam ajuda, sobretudo neste tempo de pandemia. O estoque de doações, contudo, teve bastante procura durante o inverno.

A coordenadora, Ângela Salton, explica o Bazar Santo Antônio. “Nós nos sensibilizamos muito com as famílias, muitos são migrantes, que nos procuram e pedimos sempre o bom senso, porque tem muita gente para ser atendida e não podemos nos negar em ajudar. E isso nos recorda Jesus, que dizia que todas as vezes que vestirmos algum dos nossos irmãos ou mesmo lhe dermos alimento e cuidarmos dele, é ao próprio Cristo que fazemos”, salienta.

O Bazar Santo Antônio funciona nas segundas e quartas-feiras, no período da tarde, a partir das 13h30min. São seguidos os protocolos de higienização e distanciamento tanto no acesso quanto dentro do espaço.

Casa Pão dos Pobres
Tradicionalmente, o dia 13 de cada mês, chamado Dia Votivo de Santo Antônio, é ocasião especial para fazer a doação de alimentos não perecíveis para a Casa Pão dos Pobres, que têm distribuído mais de 100 cestas básicas a cada semana, num montante de mais de 7 toneladas por mês. Esses donativos podem ser colocados diante do altar nas cinco Missas: 08h, 12h, 14h, 16h e 18h.

Neste mês de novembro, especificamente no terceiro domingo, a pedido do Papa Francisco, celebramos a IV Jornada Mundial dos Pobres, com o tema “Estende a tua mão ao pobre” (Eclo 7,32). Na mensagem deste ano o Pontífice diz: “O encontro com uma pessoa em condições de pobreza não cessa de nos provocar e questionar. Como podemos contribuir para eliminar ou pelo menos aliviar a sua marginalização e o seu sofrimento? A comunidade cristã é chamada a coenvolver-se”.

O pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Ricardo Fontana, fala sobre a importância dos serviços de caridade. De acordo com ele, as ações são reflexo da fé celebrada ao redor do altar e da generosidade do povo. “Santo Antônio já nos dizia que é viva a Palavra quando as obras falam e, centrados na Palavra e na Eucaristia, podemos dar sempre um pouco de nós para quem mais precisa. Nossa gratidão à comunidade de Bento Gonçalves, que sempre que pedimos faz as doações e também aos voluntários que ajudam a concretizar essas belas obras de solidariedade”, pontua.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here