Foto: CristinaLisot/Crédito Daniel Herrera

A artista visual e bailarina caxiense Cristina Lisot viaja, no final do mês de fevereiro, para uma residência artística em Lisboa, no Hangar, um Centro de Investigação Artística. Lá ela desenvolve estudos sobre movimento e criação, dentre outros aspectos, derivados do Projeto O, atualmente desenvolvido em Caxias, que foi contemplado em pelo Edital Sedac – RS de 2023 para Criação Artística.

A temporada de estudos da artista e bailarina em Lisboa recebeu a Bolsa Funarte de Apoio a Ações Artísticas Continuadas 2024. O bailarino caxiense Akácio Camargo, com quem ela já trabalha, também estará por lá para participar de uma performance que a dupla deverá apresentar em Portugal. Depois eles seguem para a França. Em abril, eles se apresentam em Caxias, seguindo depois para Porto Alegre, na continuidade do Projeto O.

Foto: Akácio Camargo e CristinaLisot/Crédito Daniel Herrera

Cristina Lisot e Akácio Camargo vão apresentar na Europa a performance “Curvar o Corpo”, desenvolvida em parceira e com corpografia de Sigrid Nora. O trabalho deriva e inclui o vídeo “E se eu olhar pro passado?”. Na performance, a dupla de bailarinos desenvolve sequência de movimentos espiralados, com execução da trilha sonora feita com colagens musicais, além da trilha sonora origina l criada pelo músico e bailarino caxiense Carlos Garbin, que trabalha com a Cia. Rosas, na Bélgica. Depois de Lisboa, o trabalho deverá ser apresentando no espaço Caravane D’Art, em Chauny, na França.

A performance que será levada à Europa é um desdobramento do Projeto O, que vem sendo desenvolvido em Caxias por Lisot e um grupo de artistas e pesquisadores locais. A proposta busca a sobreposição de experimentações na perspectiva de novas linguagens do corpo, do audiovisual, das tramas têxteis e das artes visuais tendo como ponto de partida o objeto O já criado por Lisot. Por aqui, a previsão é de ocupação da Galeria do Centro Municipal de Cultura Henrique Ordovás Filho em abril, seguindo depois para Porto Alegre. Assim, a estreia e itinerância se inicia em Portugal, seguindo para a França, voltando depois ao Brasil.