Associação Brasileira de Enologia estende até dia 27 de junho o prazo para vinícolas de todo o Brasil inscreverem amostras na 27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019

As vinícolas que ainda não inscreveram suas amostras da Safra 2019 na Avaliação Nacional de Vinhos deste ano ganharam mais uma chance para não ficar de fora da maior degustação de vinhos do mundo. O prazo, que encerrava na segunda, 24, foi estendido até a quinta, 27. Única no mundo, a Avaliação Nacional de Vinhos abre inscrições para analisar mais uma safra. Vinícolas de todo o Brasil podem inscrever suas amostras até o dia 24 de junho, participando da maior degustação de vinhos de uma safra do planeta, que vem sendo realizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) há 27 anos. O regulamento está disponível no site da entidade e as inscrições podem ser feitas pelo https://www.enologia.org.br/area-restrita/login/

Esta é a primeira etapa da 27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019, que deverá reunir centenas de amostras de diferentes regiões produtoras do país, mostrando a expressão da diversidade nacional em cinco categorias: brancos finos secos não aromáticos, brancos finos secos aromáticos, tintos finos secos, tintos finos secos jovens e vinho base para espumante. Somente são aceitos vinhos de variedades vitis viníferas 100% varietais, pertencentes a um lote representativo de pelo menos 4 mil litros.

Atenta às mudanças do setor e com o objetivo de cada vez mais contar com a representatividade vinícola brasileira, a Avaliação abre nesta edição a inscrição de amostras por pequenos produtores com produção total de até 50 mil quilos de uva e que tenham um lote representativo de pelo menos 3 mil litros. Outra importante modificação é que além de vinícolas devidamente registradas no MAPA, também poderão inscrever amostras produtores de uvas que têm sua produção vinificada por terceiros, com posterior retorno do vinho pronto para o mesmo.

Encerradas as inscrições, o próximo passo é a coleta das amostras diretamente nas vinícolas, com data prevista para começar em 16 de julho. De posse das amostras, a ABE lidera um amplo trabalho de análise sensorial às cegas durante o mês de agosto, reunindo mais de 100 enólogos de todo o Brasil. Todo processo segue normas internacionais e o resultado é compartilhado no grande momento do vinho brasileiro, que este ano será no dia 28 de setembro, NO Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. É quando cerca de mil apreciadores conhecem os 30% mais representativos da Safra 2019, além de degustar 16 amostras selecionadas para este grande encontro de celebração do vinho brasileiro. As inscrições para o público abrirão somente no dia 4 de setembro.

“Nossa bandeira é o vinho brasileiro. Acima de qualquer marca, a Avaliação Nacional de Vinhos promove o vinho, sua gente e sua cultura. Fazemos isso desde 1993 e nesses 27 anos degustamos um período de evolução da qualidade da produção nacional, mérito que exibimos e somos reconhecidos no mundo inteiro”, destaca o presidente da ABE, Daniel Salvador. O enólogo comenta, ainda, que organizar um evento único, tão representativo e legítimo como a Avaliação, é também prestar uma homenagem a cada viticultor, cada enólogo, cada vinicultor.

Fonte: Conceito Com / Foto: Jeferson Soldi

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here