Imagem: Diogo Rigo/Nina Picoli/Espetáculo: Dispositivo - Gaivota/ do Coletivo Errática

A Praça CEU, no Bairro Ouro Verde, em Bento Gonçalves, passa a contar com a Oficina de Livre de Teatro. As aulas são gratuitas e estão divididas em três turmas, ministradas pelas professoras e artistas Nina Picoli e Raquel Peres. As oficinas começam na quarta-feira (10) e são de iniciativa das artistas com apoio institucional da Prefeitura de Bento Gonçalves e da Praça CEU. Ainda há vagas e as inscrições seguem abertas para pessoas de 8 a 60 anos.

Em conversa com o Grupo RSCOM, a atriz Nina Picoli, conta que viveu boa parte de sua infância no Bairro Ouro Verde e revisitar esse lugar com outro conhecimento e outras experiências é valoroso. “É legal se distanciar, mas também é legal voltar com motivações e percepções diferentes sobre esse espaço e sobre essas pessoas. O lugar onde poderei fazer alguma diferença. É muito valoroso pensar que fazer teatro é uma realização para mim e espero que seja significante também para as pessoas”, explicou.

Experimentar o teatro é o principal objetivo do projeto. Nina disse que decidiu chamar de “Oficina Livre” justamente para focar na autonomia de quem quer experimentar. “O teatro sempre teve um caráter popular, é preciso reafirmar isso. Teatro é sobre comunidade, sobre coletivo, é para todos. Não existe um perfil correto, não tem certo e errado. Essas oficinas foram pensadas para abrir esse espaço de experimentação, de contato com o teatro. Eu decidi chamar de oficina livre justamente para focar na autonomia dos alunos, se quiserem participar eventualmente, sem obrigações”explicou. A professora e atriz disse ainda que o foco das aulas não é a formação técnica de atores e atrizes, mas que existe o desejo de se formar um possível grupo de teatro. “A riqueza está no processo e nas trocas aula a aula”,complementou.

Confira abaixo um pouco mais sobre as Oficinas Livres de Teatro na conversa com Nina Picoli:

Para mais informações e inscrições: (54) 3452 – 0003

Conheça as artistas professoras:
Nina Picoli: Mestranda em Artes Cênicas no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio grande do Sul/UFRGS. Integrante do COLETIVO ERRÁTICA desde 2014, tendo participado como atriz de diversos espetáculos, de expressividade para o teatro gaúcho. Contemplada com o Prêmio Açorianos de Melhor Atriz Coadjuvante (2019). Participou ainda como atriz da circulação nacional do 21° Palco Giratório promovido pelo SESC com os espetáculos do Errática (2018). É professora de Teatro na Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE). Desde 2015 segue pesquisa continuada sobre a máscara do Bufão.

Raquel Peres: Graduada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul em Teatro -Licenciatura. Pós graduanda em Educação continuada pela Instituto Federal Rio Grandense – campus Pelotas. É professora de Teatro/Artes na rede de educação pública de Caxias do Sul. Atuou em diversos espetáculos como atriz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here