No dia 8 de abril, a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) realizará um jantar harmonizado em comemoração aos 20 anos de fundação. O evento irá ocorrer na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, a partir das 20 horas.

Com uma seleção de vinhos das vinícolas associadas, o jantar contará com pratos que contemplam um menu personalizado e exclusivo para uma experiência única na Região dos Altos Montes. “Esse será um jantar inédito em comemoração aos 20 anos da associação, proporcionando uma experiência riquíssima. É a oportunidade de degustar exemplares das 13 vinícolas associadas, harmonizando com a alta gastronomia do Ristorante Dolce Itália. Tudo isso com a oportunidade de conhecer os produtores pessoalmente e desbravar o terroir da região durante o fim de semana pelos Altos Montes”, avalia Débora Viapiana, proprietária da Vinhos Viapiana.

As bebidas servidas serão Espumantes Nature, Brut e Moscatel, Vinhos Brancos leves e com passagem por barricas, Vinhos Tintos e um Licor. Os ingressos podem ser adquiridos na sede da Associação, no Letto Hotel, em Flores da Cunha, ou nas vinícolas associadas.


20 anos marcando a história do vinho nacional

Em 23 de janeiro de 2002, representantes de 11 empresas vinícolas das duas cidades se reuniram no Centro Empresarial e constituíram oficialmente a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes). Em primeiro momento, a ideia era criar uma associação que congregasse as empresas vinícolas da região e, ao mesmo tempo, trabalhasse no desenvolvimento e incentivo da pesquisa vitivinícola, visando a qualificação do vinho e seus derivados.

A sociedade civil e sem fins lucrativos busca desenvolver ações que promovam a organização de área geográfica determinada para a produção de vinhos finos, visando a certificação de origem, divulgação, comercialização e estimulação do potencial enoturístico da região, através do roteiro da Região dos Altos Montes.

Com a conquista do registro de Indicação Geográfica, a associação tem foco na promoção da área para produção de vinhos finos. Certificando a origem dos produtos que, desde 2020, carregam o selo de Indicação de Procedência (IP) Altos Montes, a Apromontes possibilita maior visibilidade para as vinícolas. “Com os métodos da IP, conseguimos ter maior controle da qualidade dos vinhos e, com isso, eles acabam tendo maior reconhecimento”, destaca Filipe Panizzon, presidente da Associação.

O atestado de qualidade fundamental para facilitar a venda do produto tanto internamente, quanto na exportação, foi conquistado a partir de um longo processo. Técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade de Caxias do Sul, da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves e da Embrapa Clima Temperado de Pelotas visitaram as vinícolas e as prefeituras municipais de Flores da Cunha e Nova Pádua. Levantaram os primeiros dados com relação a área plantada de videiras, a produção vitivinícola e fizeram uma avaliação da potencialidade para consolidar uma região delimitada de produção de vinhos de qualidade.

Todo esse procedimento exigiu investimento que demandou consideráveis valores. Para dar suporte financeiro a essas atividades, a Apromontes negociou a liberação de uma verba não reembolsável junto ao Sebrae e a Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Com 12 vinícolas associadas (Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini Vinhos & Espumantes, Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon), a associação projeta para os próximos anos um número maior de vinícolas. “As expectativas para os próximos anos são de trazer mais vinícolas para a Apromontes e conquistar o selo de Delimitação de Origem (D.O), que indica que as qualidades e características dos vinhos da região, se dão, exclusivamente, pelas condições que o terroir proporciona, dando maior visibilidade para o grupo”, finaliza Panizzon.

A Região dos Altos Montes oferece cultura, conhecimento e lazer para os turistas que desejarem conhecer Flores da Cunha e Nova Pádua. A originalidade encontrada nas vinícolas resgata a história da colonização italiana, a tradição dos antepassados e a qualidade da gastronomia e dos vinhos.

Jantar Harmonizado dos Altos Montes
Data: 08 de Abril de 2022, sexta-feira
Local: Escola de Gastronomia – UCS
Endereço: Avenida Vindima, 1000 – Bairro Vindima, Flores da Cunha/RS
Horário: 20h
Ingressos: Podem ser adquiridos na Apromontes (R. John Kennedy, 1031 – Flores da Cunha) ou vinícolas associadas.
Mais informações: (54) 9657-9496 | contato@vinhosdosaltosmontes.com.br

Fonte: Usina de Notícias / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here