Fotos: Francine Bronca/Divulgação Aapecan

A Campanha “Outubro Rosa – Mente, Corpo e Espírito – Nós acreditamos que a prevenção salva vidas” vai nortear as ações da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – Aapecan em todos os municípios do estado onde a entidade se faz presente.

Em Bento Gonçalves, as atividades iniciam nesta sexta-feira, com a mostra As Vitoriosas, da fotógrafa Francine Bronca. A mostra apresenta fotos de mulheres que venceram o câncer de mama e outras que estão em tratamento. Também haverá exposição do Banco de Perucas da Aapecan, entre 14h e 20h desta sexta, no saguão de entrada do Caitá Supermercados. Na ocasião haverá também a entrega do informativo “Acreditar” e arrecadação de alimentos para a associação.

A programação segue com palestra aberta à comunidade sobre o tema “Mente, Corpo, Espírito: o cuidado integrado na atenção à qualidade de vida da mulher”, no dia 13 de outubro, a partir das 13h30, na sede da Aapecan, Rua Avaí, 136, bairro Maria Goretti. “A prevenção inicia com o autocuidado integral” é o mote que norteará as ações da Aapecan durante todo este mês de Outubro. Estão previstos ainda eventos no centro de Bento Gonçalves, palestras nos municípios atendidos e Carreata do Outubro Rosa encerrando o mês.

“Cuidar do corpo, da mente e do espírito para mantermos a saúde, o bem estar e a nossa qualidade de vida, é fundamental para prevenirmos muitas doenças ou, ao menos, reduzirmos a influência dos fatores de risco ao desenvolvimento delas”, avalia a supervisora da Psicologia da Aapecan, a especialista em psicossomática, Fernanda Pupe. A especialista defende o viés do cuidado integral quando o assunto é prevenção. A dica da Campanha da Aapecan para o Outubro Rosa, em cuidados integrais para manter qualquer tratamento com melhores resultados, é cuidar do corpo, da mente e do espírito.

Desde 6 março de 2006, quando a Aapecan abriu suas portas em Bento Gonçalves, a Unidade conta com uma equipe técnica especializada composta por psicóloga e assistente social, e oferece atendimento padrão nas duas áreas, além de grupo de apoio. Os benefícios são concedidos aos 210 usuários que compõem o cadastro ativo da entidade na região, ou seja, que recorrem mensalmente em busca de algum tipo de apoio, mediante a avaliação da profissional do Serviço Social. No total já foram cadastradas 1.513 famílias.

Na Unidade Bento Gonçalves os usuários e familiares também têm acesso, além de reuniões informativas, à oficinas de artesanato e de pedraria. Além de Bento, o atendimento da equipe técnica da instituição gira em torno de 40 Municípios da região.

Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas no site da Aapecan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here